Preço na porta de fábrica sobe 0,94%

Escrito por Redação ,

Rio. A inflação da indústria da transformação quase dobrou na passagem de agosto para setembro. O aumento nos preços dos produtos na porta de fábrica saltou de 0,49% para 0,94%, segundo o Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado ontem (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As bebidas tiveram um reajuste de 7,04%, o maior da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. Segundo o IBGE, nos últimos anos, o setor tem aumentado preços em setembro, devido à proximidade do verão.

Os automóveis para passageiros também saíram mais caros da fábrica em setembro. A atividade de veículos automotores teve aumento de 0,64%, o segundo maior impacto para o IPP no mês. O setor de metalurgia teve elevação de 2,22% nos preços na porta de fábrica em setembro, o que levou a taxa acumulada no ano para 8,36%, maior variação positiva entre todas as atividades das indústrias de transformação no período. Os alimentos também subiram, 0,52%, puxados pelas carnes. A oferta moderada, aliada a um aumento da demanda para exportação, pressiona os preços para cima. Outro fator é a estiagem, que prejudica a pastagem no campo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.