Praia de Iracema: Prefeitura dará incentivos a empreendedores

Segundo a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), este é um dos eixos para o projeto de revitalização do local

Escrito por Carol Kossling - Repórter ,
Legenda: A Praia de Iracema também vai contar com Parcerias Público-Privada (PPPs) para a Ponte dos Ingleses e para os espigões
Foto: Foto: Fabiane de Paula

O prefeito Roberto Cláudio anunciará em abril incentivos fiscais para atrair empreendedores à Praia de Iracema. Estudos estão sendo feitos na Secretaria de Finanças (Sefin) para redução de percentuais no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS).

Segundo o titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, este é um dos eixos para o projeto de revitalização do local, que faz parte do planejamento estratégico do trade turístico da Capital. "A cidade boa para o turista é a mesma para o fortalezense", diz. O espaço também vai contar com Parcerias Público-Privada (PPPs) para a Ponte dos Ingleses e para os espigões. A empresa que ficar com a concessão terá que fazer a manutenção, além de operar a parte de entretenimento dos equipamentos.

Outra iniciativa será a criação de uma Zona de Interesse Turístico (ZIT), que também terá incentivos e permissões na região. "Depois da Praia de Iracema, pretendemos trabalhar todos estes pontos na Praia do Futuro", adianta. O investimento da Prefeitura na Praia de Iracema será para recuperação de espaços e calçadas e para o projeto de ocupação por parte dos empresários e pessoas.

Carnaval

De acordo com o titular da Setfor, o turista que vem ao Ceará no Carnaval deverá gastar, em média, R$ 2 mil durante sua passagem pelo Estado. "A expectativa é muito boa para o Carnaval. Haverá um de incremento de 120 mil turistas neste período e uma injeção na economia de cerca de R$ 250 milhões", estima. Entre as despesas, estão gastos com serviços de traslados, hospedagem, alimentação e passeios.

Segundo Pereira, a maior parte dos visitantes virá do Sul e do Sudeste do País. "O Ceará ficou entre os cinco melhores destinos de Verão pelo TripAdvisor, o que atraiu muitas pessoas para aproveitar o Carnaval com a família", declara. O titular da Setfor analisa que, por um longo tempo, a Capital não tinha a cultura de Carnaval, mas hoje tem, e as pessoas podem tanto visitar as praias como ir aos locais de festas. Estes turistas são retorno da captação feita em 2016.

Voos extras

De acordo com a Infraero, Fortaleza deverá receber cerca de 34 voos extras até o dia 6 de março. O número representa um acréscimo de 12.184 assentos ofertados pelas empresas que operam no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Pereira ressalta que os voos extras são uma demanda do trade turístico. Em conversa com o setor, os empresários colocaram essa necessidade.

Para a semana do Carnaval, a taxa de ocupação nos hotéis é de 77%, de acordo com o presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Eliseu Barros. "Em igual período do ano passado, foi de 87%. Apesar de vermos luz no fim do túnel, o mercado não está reagindo", constata. O titular da entidade também credita a baixa aos altos valores das passagens aéreas para o Estado. "Para Natal, Recife e Maceió, as passagens estão mais baratas", diz.

Divulgação do destino

Barros destaca que as pessoas estão deixando para decidir a viagem em cima da hora. De acordo com ele, para alavancar as vendas, foram feitas, recentemente, promoções para divulgar o destino em São Paulo. "É preciso maior apoio da Setfor e da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur) para fazer divulgação com os consumidores finais. Faltam recursos", afirma. Ele cita o exemplo do Governo de Pernambuco, que divulgou os principais polos do Carnaval aqui no Ceará.

Em março, a ABIH fará roadshow e coquetéis nas agências e operadoras de viagens em Teresina, São Luís, Belém e Manaus para vender os próximos feriados. "Há pouco tempo, fizemos de Natal a Salvador e vamos repetir no 2º semestre", informa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.