Portugal e França são principais emissores

Dados da Setur mostram que, no 1º semestre deste ano, 12,44% dos turistas que vieram ao Ceará eram de Portugal

Escrito por Redação ,
Legenda: Os turistas do exterior ficam até 15 dias, indo a locais como Jeri e Canoa Quebrada
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

O mercado turístico internacional cearense está cada dia mais diversificado com a ampliação das nacionalidades que visitam o Estado. De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), de janeiro a junho de 2018, países como Portugal, França, Argentina, Itália e Alemanha perderam espaço entre os principais emissores de turistas para o Estado.

Portugal ainda lidera a maior fatia com 12,44% do total, seguida pela França (10,67%), Argentina (9,47%), Itália (8,99%), Filipinas (6,91%), Alemanha (6,08%), Estados Unidos (6,03%) e outros (39,41%). Entre os maiores emissores apenas Filipinas e Estados Unidos aumentaram a participação em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Neste ponto, Filipinas passou de 4,38% para 6,91% de participação, enquanto que os Estados Unidos cresceram de 5,11% para 6,03%. Segundo a Setur, o país asiático obteve maior fatia por conta do aumento das exportações, uma vez que os filipinos contabilizados pela pesquisa entraram pelo Ceará através de navios cargueiros.

Leia ainda:

> Turismo internacional deslancha no Ceará
> Praias e cultura do Estado atraem mais estrangeiros
> Comércio sente os efeitos do maior número de visitantes
> Prefeitura trabalha roteiro cultural
> Capital deve ter voos diretos para 14 destinos no exterior
> Stopover estimula permanência do turista
> Fortaleza e Salvador disputam rota para Londres
> Acordo entre aéreas promete deixar a Ásia ‘mais perto do’ CE

Estados Unidos

Por sua vez, os Estados Unidos ganharam destaque, principalmente, por conta do aumento de voos diretos entre Fortaleza e Miami e Orlando. Os dados, de acordo com projeções da Pasta, podem ainda alcançarem patamares inéditos com o acréscimo de frequências da Latam Airlines e a entrada da Gol Linhas Aéreas com voos diários da Capital para as duas cidades da Flórida. Além disso, a estreia da Copa Airlines também facilitou a entrada de mais norte-americanos via Panamá com conexões para 13 destinos nos EUA.

arte
As informações da Secretaria do Turismo do Ceará também apontam para alguns crescimentos no número de visitantes estrangeiros no Estado. Os turistas do Reino Unido foram os que apresentaram as maiores altas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2017, ao registrarem elevação de 632,52%. Em seguida estão Cabo Verde (173,77%), Países Baixos (145,88%), Canadá (125,13%), Filipinas (123,72%), Estados Unidos (66,98%), França (32,65%) e Argentina (31,88%).

Segundo informações da Setur, os turistas estrangeiros ficam no Ceará entre 7 e 15 dias, visitando destinos como Jericoacoara e Canoa Quebrada. A Pasta explica que os visitantes optam por este período porque não há voos diários para certos países. Ainda de acordo com a Secretaria, os gastos dos turistas dependem principalmente da origem do visitante. Entretanto, em média essas pessoas deixam no Ceará em torno de R$ 6 mil a cada semana.

A Secretaria do Turismo do Estado do Ceará reitera que a demanda internacional vai crescer bastante nos próximos anos e que esses gastos devem se tornar maiores à medida que o Estado se consolida como um forte destino no País.

Europa

O velho continente continua liderando a emissão de turistas estrangeiros para o Ceará. Dados da Secretaria do Turismo do Estado apontam que do total, mais de 38% dos visitantes são europeus, provenientes de Portugal, França, Itália e Alemanha.

De Fortaleza são operadas 14 frequências semanais para destinos europeus. A TAP Air Portugal voa sete vezes por semana para Lisboa, Air France (Joon), duas vezes para Paris, com acréscimo de uma frequência a partir de 31 de outubro, KLM três voos semanais para Amsterdã, e Condor com dois voos para Frankfurt e previsão para operar na rota Fortaleza-Munique a partir do fim deste ano.

América do Sul

As projeções também indicam que nos próximos anos haverá aumento no número de turistas de países da América do Sul por conta da ampliação de voos destes locais para o Ceará.

A primeira sinalização mais forte é a elevação das frequências entre Fortaleza e a Argentina. A Gol acrescentou Rosário e Córdoba uma vez por semana e Buenos Aires com quatro voos semanais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.