Pista auxiliar do Pinto Martins será ampliada

Ontem, o governador do Ceará se reuniu com o secretário executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC)

Escrito por Carlos Eugênio - Repórter ,
Legenda: Reunião em que o governador Camilo Santana apresenta a técnicos da SAC uma prévias das vantagens que o governo do Ceará irá apresentar à presidente da TAM, Cláudia Sender, amanhã, em Brasília, para atrair o hub aéreo para Fortaleza

A atração do centro de conexões de voos (hub) da TAM para o Ceará passa necessariamente, dentre outras exigências, pela construção de uma segunda pista de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Pinto Martins, solução que já começa a ser pensada, a partir da reforma e ampliação da atual pista auxiliar do aeródromo de Fortaleza e consequente construção de uma terceira via menor, para servir de apoio às outras duas.

A informação é do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, que esteve na tarde de ontem, em Brasília, participando de uma reunião técnica do governador Camilo Santana com o secretário executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Guilherme Ramalho.

No encontro, Camilo discutiu com os técnicos da SAC as possibilidades de ampliação do Pinto Martins e fez uma prévia dos pontos positivos que o governo do Estado irá apresentar para a presidente da TAM, Cláudia Sender, em reunião amanhã, em Brasília. Entre as vantagens está a confirmação pelo governo federal da inclusão do Aeroporto de Fortaleza no programa de concessões aeroportuárias.

Ceará sai na frente

"Essa é uma vantagem que ninguém nos tira e que nem um dos outros dois concorrentes têm", destacou Inácio Arruda, para quem isso, por si só, já coloca Fortaleza na frente na disputa pela atração do hub. Conforme disse, a inclusão do Pinto Martins no regime de concessões foi, inclusive, ressaltada pelos próprios técnicos da SAC como vantagem sobre Pernambuco e Rio Grande do Norte.

"A SAC reconhece que essa é uma vantagem que nenhum outro Estado concorrente pode conceder", pontua o secretário, revelando que a SAC já iniciou as discussões com o Tribunal de Contas da União (TCU) do edital de licitação das obras de ampliação do Pinto Martins. Ele confirma que a construção de uma segunda pista é uma necessidade básica para qualquer aeroporto que pretende contar com um hub aéreo. Para ele, porém, esse não é um problema apenas do Ceará, já que os aeroportos dos demais estados concorrentes ao Hub - Pernambuco e Rio Grande do Norte - também não possuem uma segunda pista.

Inácio disse ainda que a área para ampliação do aeroporto também não é mais problema, já que a FAB teria se comprometido a ceder parte do terreno da Base Aérea de Fortaleza para Governo do Estado.

Acompanhamento

"Esse é um investimento para ajudar o País a sair da crise", respondeu o secretário, diante da possibilidade do governo Federal segurar os recursos que irão financiar a reforma do aeroporto e consequentemente, viabilizar a atração do hub da TAM.

A reunião foi uma oportunidade também, para o governador saber com está o andamento do processo de concessão do aeroporto de Fortaleza - que encontra-se em fase de elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), o que foi exposto por Guilherme Ramalho.

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