PIB cresceu 0,6% no trimestre

Escrito por Redação ,

 

 

Rio. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve crescimento de 0,6% no trimestre encerrado em julho deste ano, na comparação com o trimestre encerrado em abril. Na comparação com o trimestre encerrado em julho de 2016, a alta chegou a 1,1%. 

Os dados são do Monitor do PIB, divulgado ontem (18) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador divulgado ontem, 18, antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com julho do ano passado, o PIB cresceu 1,3%, apontou o Monitor da FGV. “Estas taxas apontam claramente para o fim da recessão”, afirmou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB apresentou crescimento de 1,1% no trimestre móvel encerrado em julho. Os destaques foram os desempenhos positivos da agropecuária (+11,7%), extrativa mineral (+4,5%), indústria de transformação (+1,6%, primeiro resultado positivo desde o primeiro trimestre de 2014), comércio (+3%), transportes (+2,4%), e outros serviços (+1,5%). No entanto, a construção teve retração de 6,8%.

Consumo das famílias

Pela ótica da demanda, o consumo das famílias apresentou crescimento de 1,9% no trimestre móvel terminado em julho, ante o mesmo trimestre de 2016. O consumo de bens não duráveis cresceu 1%, enquanto o de semiduráveis subiu 8,6%, e o consumo de bens duráveis aumentou 7,7%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 4,5% no trimestre móvel até julho.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.