Petrobras vai perfurar 60 novos poços no Ceará

As novas perfurações buscam recuperar a produção da estatal na Fazenda Belém, que vem registrando queda

Escrito por Redação ,
Legenda: A viabilidade de perfuração dos outros poços solicitados será estudada pela empresa
Foto: Foto: Cid Barbosa

A Petrobras irá perfurar 60 novos poços de petróleo em terra no Ceará. A campanha será realizada na concessão que a empresa já possui na Fazenda Belém, campo considerado maduro e que, por consequência, já vem registrando quedas sucessivas no volume de óleo produzido.

As novas perfurações, que deverão ser concluídas até 2016, têm por objetivo tentar recuperar a produção na localidade.

A estatal requereu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta semana, a renovação da Licença de Instalação (LI) para a perfuração de 144 novos poços.

"Desses 144 poços, a Petrobras aprovou a perfuração de 60 poços, dentro da segunda etapa do projeto de Desenvolvimento Complementar do campo de Fazenda Belém, que já iniciou e deverá ser concluída até 2016", informou a Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa. "A viabilidade da perfuração dos demais poços apontados na solicitação enviada à Semace ainda está em estudo pela companhia", complementou.

Ampliação

A licença é, na verdade, uma ampliação da que a empresa já possui dentro do campo da Fazenda Belém. De acordo com o químico industrial Alexandre Pinto, responsável pelo licenciamento ambiental da Fazenda Belém pela Semace, a Petrobras possui Licença de Operação sobre todo o território.

"É um campo já antigo, com a produção já caindo. Para melhorar essa produção, a empresa injeta água nos poços para ver se o petróleo fica mais fluido. Ou, então, perfura novos poços. Quando ela quer fazer novas perfurações, ela solicita ampliação da licença, apresentando um estudo ambiental. E é isso que ela está fazendo agora", explica.

Em dezembro do ano passado, a Petrobras concluiu um outro projeto de perfuração de poços na Fazenda Belém, iniciado em março de 2013. Foram perfurados, ao todo, 72 poços.

"O objetivo do projeto é aumentar a produção e o fator de recuperação de óleo nesse campo terrestre, localizado na Bacia Potiguar", informou a estatal à reportagem, no último mês de janeiro.

Localização

O campo da Fazenda Belém fica na parte cearense da Bacia Potiguar, espalhando-se pelos municípios de Aracati, Icapuí e Jaguaruana. A área de concessão é de 307,5 quilômetros quadrados. Descoberto em março de 1980, o campo vem experimentando quedas anuais em sua produção na última década.

Conforme dados do Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2014, publicado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), o campo teve queda de 9,59% entre 2012 e 2013.

No ano de 2004, data mais antiga divulgada pelo anuário, o campo produzia 806 mil barris de petróleo. Em 2013, entretanto, esse volume só chegou 413 mil barris. Ou seja, caiu quase pela metade.

Produção petrolífera

A produção petrolífera cearense em terra se dá inteiramente na Fazenda Belém, que, por outro lado, só representa 13,5% do total de barris de petróleo produzidos no Estado, de acordo com dados divulgados em 2013, os mais recentes.

O restante da produção é feita nos campos de Atum, Curimã, Espada e Xaréu, localizados no mar de Paracuru, dentro da Bacia do Ceará.

Em 2013, a produção em mar do Ceará teve incremento de 37,24% sobre 2012, passando de 1,91 milhão para 2,63 milhões de barris.

Sérgio de Sousa
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.