Petrobras tem 6º processo nos EUA

Escrito por Redação ,
Legenda: A estatal brasileira é acusada de violar artigos da lei que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos ao emitir declarações falsas

Nova York. Mais um grupo de investidores entrou nesta semana com uma ação contra a Petrobras na justiça norte-americana. Dessa forma, já são seis os processos contra a estatal no país.

A ação, protocolada na última quarta-feira (20), inclui fundos de investimento nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália e Hong Kong, todos aconselhados pela gestora americana Aberdeen. "Esta ação é resultado de um esquema massivo para desviar bilhões de dólares em propinas para executivos da Petrobras, uma companhia que atuava como um pilar central da economia do Brasil", diz o processo, que está na Corte de Nova York.

Os investidores pedem ressarcimento dos prejuízos por aplicações em ADRs (recibos de ações na Bolsa de NY) da estatal entre maio de 2010 e janeiro de 2015. Como em outros processos contra a Petrobras, eles argumentam que a companhia violou artigos da lei que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos, a Securities Exchange Act, ao emitir declaração falsas e enganosas ao mercado. "A disseminação de informações enganosas e o fracasso em divulgar os fatos materiais inflaram artificialmente o preço das ações durante o período citado", afirma a ação.

"Sem saber que os preços no mercado estavam inflados artificialmente, e confiando nas informações divulgadas pela Petrobras, os querelantes adquiriram ações da Petrobras. Quando a verdade veio à tona, os preços desses ativos caíram substancialmente". No período citado pelo processo, a ADR ordinária da Petrobras - a mais negociada no mercado americano - teve desvalorização de 80%, caindo de US$ 37,65 para US$ 7,45.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.