Petrobras evita falar de reajustes

Com a alta do dólar e o acordo da Opep, o presidente da estatal não quis dar pistas sobre os preços

Escrito por Redação ,

São Paulo. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, evitou dar pistas sobre qual será a posição da companhia em relação a um possível reajuste no preço dos combustíveis no País diante da onda recente de valorização do dólar frente ao real e do acordo fechado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para reduzir a produção e forçar uma alta no valor da commodity no mercado internacional. Segundo o executivo, a decisão sobre o assunto será divulgada só depois da próxima reunião do comitê da diretoria que trata do preço dos combustíveis, prevista para ocorrer na primeira quinzena deste mês.

"Não posso dar nenhuma indicação, porque não resolvo sozinho. O comitê tem três pessoas", afirmou Parente em entrevista após participar de evento em São Paulo. O comitê mencionado é formado por ele, pelo diretor financeiro, Ivan de Souza Monteiro, e pelo diretor de refino e gás, Jorge Celestino Ramos.

Política de preços

Antes, a discussão era sobre a existência da política de preços da Petrobras. Hoje é se essa política é boa ou não, disse Parente. Atualmente, a estatal promove reuniões regulares para discutir os preços tendo por base o câmbio e os preços do petróleo. O executivo lembrou que, no passado, a petroleira praticou preços abaixo da paridade internacional, o que contribuiu para a dívida da empresa.

Nesta semana, a Opep chegou a um acordo para cortar a produção de petróleo, levando os preços da commodity a fortes valorizações.

Trump

As consequências para o Brasil e para a Petrobras da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e a esperada alteração na política externa do país serão de natureza indireta, afirmou Parente. Nesse contexto, ele disse que a taxa de câmbio e o preço do petróleo serão relevantes para o negócio da empresa e disse que o Federal Reserve (Fed) demonstra uma falta de percepção clara do que está acontecendo na economia americana.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.