Petrobras baixa preço da gasolina

Escrito por Redação ,
Legenda: Reajuste de 0,80% para menos no litro da gasolina entra em vigor nesta quarta-feira
Foto: Foto: Kléber A. Gonçalves

São Paulo/Brasília. Alheia a todas as reclamações de consumidores pelo País, a Petrobras dá continuidade à nova política de preços e anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com queda de 0,80% no preço da gasolina nas refinarias e recuo de 0,50% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir desta quarta-feira, dia 24.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho de 2017. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

GNV

Presente no Fórum Econômico de Davos, o presidente da Petrobras disse que o gás natural é muito importante para a empresa, que neste momento, está aprimorando as tecnologias para ter melhor acesso à substância. Ele indicou que a petroleira não se dedicou mais ao gás natural até o momento, em razão da necessidade de investir fora do País para tal, em um momento em que a empresa necessitava se concentrar nas operações internas.

"Gás natural é o combustível de transição. Ainda é fóssil, mas polui muito menos que a gasolina, o diesel e outros", comentou Parente. "Esse é um tema muito importante para a minha empresa. Devido às características do país, nós apenas temos campos de gás associados a petróleo, no geral - é claro que temos exceções. Então a Petrobras agora está com cerca de 20% de gás e 80% de petróleo e achamos que precisamos reequilibrar essas participações. Mas isso tem um impacto estratégico (na empresa), porque teríamos de ir para fora, e não ficar apenas no Brasil, como decidimos em 2016, em razão da crise que enfrentávamos. Tivemos de nos concentrar no Brasil e no 'core business' (negócio principal) da empresa para sobreviver".

Nota mantida

A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou na segunda-feira (22) o nível de risco (rating) da dívida corporativa da Petrobras em BB e manteve a perspectiva negativa. A decisão foi divulgada por meio de comunicado ao mercado. A Fitch considera que o nível de risco da estatal "está fortemente correlacionado com o risco soberano" do Brasil, por causa do controle acionário exercido pela União, segundo informou a Petrobras.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.