Petrobras abrirá Plano de Demissão Voluntária

Escrito por Redação ,
Legenda: Estatal visa economizar R$ 33 bilhões e desligar até 12 mil funcionários em quatro anos
Foto: Foto: EDMUND NIGEL GALL

Rio/Fortaleza. A Petrobras planeja um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para a BR Distribuidora, que será estendido aos funcionários de todas as subsidiárias colocadas à venda. O plano já foi aprovado pela diretoria executiva, mas ainda depende de aval do conselho de administração. A medida reforça a estratégia da companhia de reduzir seu tamanho. Será o segundo PDV realizado pela petroleira só este ano. Com o primeiro, a companhia espera desligar até 12 mil funcionários e economizar R$ 33 bilhões em quatro anos.

Desde dezembro de 2013, antes da Operação Lava Jato, a Petrobras já cortou mais de 150 mil postos de trabalho, entre funcionários próprios, terceirizados e também empregados da construção civil em suas obras. Hoje, a companhia trabalha com 276 mil empregados, sendo apenas 78 mil próprios. Há três anos, o total chegava a 440 mil.

A decisão de abrir um novo PDV para as empresas a serem vendidos foi informada pelo diretor de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino Ramos, em comunicado interno. Ao jornal O Estado de S. Paulo, a Petrobras confirmou decisão, mas indicou que ainda não há definição de metas, custos de indenização, critérios ou prazos. Na carta, o diretor Celestino disse não ter resposta para todas as dúvidas dos trabalhadores. "Não deixem que especulações ou suposições interfiram no nosso trabalho", disse.

Reação

O processo de venda de ativos, visto como fundamental para melhorar as finanças da estatal, bastante endividada, despertou fortes reações contrárias de trabalhadores e deixou o clima tenso. "Esse modelo se tornou uma panaceia ou tábua de salvação", escreveu um funcionário na rede interna da empresa. Sindicatos já articulam uma greve no próximo mês contra o que consideram "entreguismo".

"Se depender do sindicato, vamos parar tudo. Já rechaçamos esse entreguismo na década de 90 e não vamos aceitar de novo", disse Emanuel Cancella, diretor do Sindpetro-RJ. Segundo ele, o sindicato deve aderir ao movimento de petroleiros do Nordeste, que preparam paralisação de cinco dias, em agosto, contra a venda de campos maduros.

BR-304 bloqueada

O movimento acontece no Ceará. A BR-304 foi bloqueada entre 8h e 10h30 da manhã de ontem (26), na entrada de Icapuí, a cerca de 202 km de Fortaleza. Cerca de 200 funcionários e terceirizados da estatal pararam a rodovia chamando atenção para a venda dos campos, segundo justificou o Sindicato dos Petroleiros do Ceará (Sindipetro). A entrada do posto da Petrobras, entre os municípios de Icapuí e Aracati, também foi bloqueada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.