Pedidos de visto para o Brasil crescem 70%

Escrito por Redação ,

A adoção do visto eletrônico para turistas entrarem no Brasil impulsionou em 70% os pedidos de pessoas nos Estados Unidos interessados em vir ao país sul-americano, levando em consideração os primeiros 15 dias de fevereiro ante igual período de 2017. O balanço é do Ministério das Relações Exteriores. Também foi apontado um aumento de 26% nos pedidos feitos no Japão, assim como de 57% na Austrália e de 4% no Canadá, que ainda vai receber ação de divulgação da Embratur nos próximos meses.

Vinicius Lummertz, presidente do Instituto, responsável pela promoção do Brasil no exterior, comentou que apesar de sempre acreditar no sucesso da iniciativa, ficou surpreso com a rápida resposta dos mercados emissores. "Quando estivemos em Nova Iorque para fazer o lançamento para o mercado norte-americano, ouvimos dos líderes do trade daquele país que esperavam contar com o dobro de turistas em direção ao Brasil em poucos anos. Mas esse primeiro balanço foi fantástico. Indicam que essa meta pode até ser ultrapassada".

Emissão de turistas

Os Estados Unidos são o segundo maior país emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás somente da Argentina. Mas, enquanto cada argentino deixa US$ 50 por dia no País, os americanos gastam US$ 73 diários, em média. Atualmente, 550 mil norte-americanos visitam anualmente o Brasil.

Na Austrália, onde o visto eletrônico está implantado desde novembro, 98% já são emitidos via internet. Nos EUA, o novo método já foi escolhido por 65% dos turistas, no Canadá, 72% e, no Japão, 33%. Na China, o presidente da Embratur deve buscar apoio para o próximo passo: o visto eletrônico para turistas chineses. "Não podemos deixar passar essa oportunidade. Está claro que o turista estrangeiro busca países onde encontra facilidades como o visto. A China tem um potencial enorme".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.