Pecém: parceria com Roterdã até julho

Escrito por Redação ,

Em Roterdã desde o início da semana para acertar detalhes da parceria do porto holandês com o Porto do Pecém, o secretário César Ribeiro (Desenvolvimento Econômico) assegurou que as partes estão "trabalhando para este primeiro semestre". O prazo cumpre o cronograma inicial previsto pelo governo cearense.

Sobre a formulação do contrato que permitirá a articulação entre os dois portos, Ribeiro afirmou que não poderia comentar, "respeitando os critérios de confidencialidade do projeto quanto às informações".

As reuniões de trabalho contaram com representantes do governo do Estado e do Porto de Roterdã, que buscaram afinar as resoluções apresentadas em documentos por cada assessoria contratada.

Histórico

O interesse na parceria é alvo do governo cearense pela expertise do parceiro holandês, considerado um dos maiores hubs marítimos do planeta. Há um ano, inclusive, o governador Camilo Santana esteve em Roterdã para assinar o memorando de entendimento que deu início às negociações entre as partes.

Antes da parceria com o Ceará, o Porto de Roterdã fechou operações no Espírito Santo, onde já adquiriu licença de instalação e ambiental no Porto Central. O terminal capixaba, inclusive, recebeu R$ 3 bilhões do governo federal no fim de 2017.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.