Pecém já movimentou 3,37 mi de toneladas neste ano

Escrito por Redação ,
Legenda: Os dois novos guindastes do tipo STS (Ship to Shore), adquiridos recentemente pela APM Terminals, chegaram ao Porto do Pecém no início deste mês

A movimentação de cargas no Porto do Pecém já atingiu o patamar de 3,37 milhões de toneladas (t) entre janeiro e maio deste ano, informou ontem a Cearáportos, administradora do local. Segundo a companhia, em decorrência da crise econômica nacional, este volume acabou sendo 3% inferior ao registrado em igual período do ano passado, que foi de 3,46 milhões de toneladas. Apesar disso, o terminal portuário cearense vem reduzindo a discrepância ante 2015 ao longo dos últimos meses, posto que, em janeiro, a movimentação era 15% inferior.

A Cearáportos também informou que os dois novos guindastes do tipo STS (Ship to Shore), adquiridos recentemente pela APM Terminals, chegaram ao Porto no início deste mês, oriundos do Complexo Portuário de Xangai, na China. Os equipamentos, que pesam 1.600 toneladas e medem 87 metros de altura, serão utilizados na movimentação de contêineres.

"Os STSs estão entre os maiores guindastes do País e vão contribuir para o aumento da movimentação através do Pecém. Em breve, quando começarem a operar, o fluxo de saída e entrada de mercadorias será bem mais eficiente", destacou o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa.

Os dois guindastes adquiridos pela APM Terminals devem passar a integrar o maquinário de operações dos novos berços de atracação do Porto do Pecém, construídos na segunda expansão do terminal portuário, que está orçada em R$ 650 milhões e contempla três berços novos, além dos seis já existentes, uma nova ponte de acesso aos píeres e a engorda do quebra-mar.

A correia transportadora exclusiva para minério de ferro, também prevista na segunda expansão do porto, já está concluída, segundo a Cearáportos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.