Páscoa: hotelaria espera ocupação de até 80%

Apesar da expectativa positiva, os turistas estão demorando mais para fechar reservas em alguns hotéis

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo o presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, hotéis estão diminuindo a margem de lucro para segurar os empregos
Foto: FOTO: LUCAS DE MENEZES

Com tarifas atraentes e divulgação ostensiva, a ocupação da rede hoteleira cearense deve ficar entre 70% e 80% no feriado da Semana Santa. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Darlan Leite, as reservas já revelam uma ocupação de 58% e as expectativas são as melhores. "Fizemos um trabalho de divulgação em agências do Nordeste e em cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com essas ações, acredito que conseguiremos alcançar a meta de 70%", explica ele.

Para atrair os turistas, que devem ser provenientes, em sua maioria, de dentro do País, foram disponibilizados pacotes promocionais. "Estamos diminuindo a margem de lucro para não desempregar", ressalta Darlan, destacando ainda que grande fatia dos que viajarão durante o feriado para o litoral e interior cearense partirão da capital.

No entanto, o setor também se prepara para receber turistas estrangeiros, que devem marcar presença por aqui, mais até do que no ano passado, de acordo com o presidente da ABIH-CE.

José Walder Lins, presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo (AMHT-CE), estima que a ocupação deve ficar entre 70% e 80%. Apesar das estimativas menores em relação a igual período do ano passado, ele acredita que os números devem atingir as projeções com as viagens decididas em última hora. "Não estamos nos preparando para uma lotação máxima, mas a movimentação deve ser boa", defende.

O Hotel Luzeiros, em Fortaleza, já tem 75% de suas acomodações reservadas para o feriado da páscoa. De acordo com a gerente comercial da rede, Mila Costa Lima, 90% dos turistas são do mercado nacional.

"Eles devem vir, principalmente, de Belém, Teresina e do Sudeste também". Em relação à páscoa de 2015, Mila revela que, neste período, o número de reservas já era bem maior.

Demora para decisão

No Marina Park Hotel, situado na Capital, já há reservas feitas e outras ainda estão em negociação. É o que diz a coordenadora comercial do empreendimento, Nila Teixeira, sem revelar o percentual exato de vagas já fechadas para o feriado. "Neste ano, as pessoas estão definindo (as reservas) mais em cima da hora", afirma. A coordenadora diz que a expectativa é ter 95% a 100% das acomodações ocupadas durante o feriado e, assim, repetir o bom desempenho obtido durante o Carnaval, quando o hotel esteve lotado.

Com relação ao perfil dos hóspedes na Semana Santa, Nila afirma que é composto principalmente pessoas vindas de estados das regiões Norte e Nordeste.

Assim como no Marina Park, nos Hoteis Seara (Ponta Mar, Praiano, e Seara Praia), em Fortaleza, os hóspedes estão demorando mais para fechar as reservas em relação a igual período de 2015.

Segundo informações do setor de reservas, no Praiano Hotel, 65% das acomodações já estão reservadas. No Ponta Mar e no Seara Praia, as taxas estão menores: 60% e 45%, respectivamente. A ocupação das três unidades juntas costuma ficar entre 80% e 85% no feriado.

Vila Galé

Com procura superior para a Páscoa do que a registrada no ano passado, os dois hotéis da rede Vila Galé no Ceará devem estar totalmente ocupados durante o feriadão. Na unidade situada na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, a taxa de reservas já está em 93%.

"O perfil (dos hóspedes) é, como sempre, família, tendo muitos hóspedes de São Paulo, Minas, Distrito Federal, e como se trata de feriado prolongado muitos cearenses também", afirma a gerente geral do empreendimento, Juliane Bicudo.

Sem revelar o índice de reservas, a gerente geral do Vila Galé Fortaleza, Simone Saldanha, afirma que o hotel "está com ocupação elevada para o período". Dentre os clientes de Páscoa, a maioria são casais ou famílias, de origens semelhantes às previstas para o hotel no Cumbuco, além do público estrangeiro, sobretudo argentinos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.