Participação da CSP passa a ser parte do indicador

Escrito por Redação ,
Legenda: Em julho, a CSP atingiu a marca de 2 milhões de toneladas de placas de aço exportadas
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

O cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, apresentado ontem pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), utilizou variáveis para antecipar o efeito da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), localizada no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o diretor geral da instituição, Flávio Ataliba, a inclusão foi necessária para se chegar ao valor mais aproximado dos resultados do Estado.

O cálculo tem como base metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, os números apresentados pelo IBGE neste ano ainda não levam em conta a atuação da siderúrgica.

> PIB do CE cresce 2,17% no 2º tri e sinaliza saída da recessão 

Considerando que a empresa começou a operar em agosto de 2016 e a definição das variáveis pelo IBGE é realizada no início do ano, os números da CSP passaram a integrar o cálculo em 2017. Por isso, apenas no próximo ano será possível calcular os impactos da companhia siderúrgica na economia do Estado.

Antecipação

"Sentimos a necessidade de incluir logo porque nossas informações estariam subestimadas. É uma forma de antecipar o que o IBGE vai fazer no próximo ano", aponta Ataliba.

Sem considerar a CSP - cuja volume de placas exportadas alcançou 2 milhões de toneladas no último mês de julho, a variação do PIB no segundo trimestre de 2017 passaria a ser 2,15%, ante 2,17% que inclui a siderúrgica, uma diferença de 0,02 pontos percentuais (p.P).

Levando em conta o PIB da indústria da transformação, a variação de 7,01% cairia 6,78%, uma diferença de 0,23 p.P. " Esse número pode parecer pequeno, mas não é, porque está agregando, em termos de taxa de crescimento, um valor expressivo", acrescenta Ataliba.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.