Parcelamento e desconto facilitam viagem de lazer

Apesar do momento econômico, consumidor está se planejando para conhecer mais destinos turísticos

Escrito por Hugo Renan do Nascimento - Repórter ,

Os consumidores cearenses estão animados para as viagens de fim de ano, conforme agências de turismo ouvidas pela reportagem. Essa tendência é reflexo das facilidades que as agências oferecem na hora do pagamento. Muitas empresas estão optando por dar descontos e estender os parcelamentos, algumas inclusive, sem a cobrança de juros no cartão de crédito.

A Casablanca Turismo, por exemplo, estima um aumento de 10% nas vendas de passagens aéreas e pacotes neste fim de ano, ante 2015. "Está tendo muita procura, principalmente, para Gramado, na Serra Gaúcha, e Bogotá e Cartagena, na Colômbia", afirma a diretora de lazer da operadora, Andréa Gonçalves. Segundo ela, o novo cenário político do País está contribuindo para a confiança das pessoas em gastar com viagens.

"As pessoas começam a procurar agora para embarcar daqui a dois ou três meses em diante", afirma Andréa. Ela também diz que as buscas para os feriados de 2017 já começaram, o que deixa o mercado mais confiante para o próximo ano. "Tem gente comprando pacotes para o Carnaval e para destinos internacionais, como Europa e Estados Unidos, já para a primavera no hemisfério norte", conta.

Outro destino muito procurado pelos cearenses é Lisboa, que se destaca pela atratividade dos preços. "Lisboa está em alta e, para o Réveillon, em média, temos pacotes de passagem com hotel por R$ 3 mil", diz. Já o leste europeu e a Rússia são destinos em ascensão.

A melhora no ânimo do consumidor cearense também foi percebida na CVC. "Isso fez com que o cliente se planejasse com antecedência, já que as companhias aéreas estão fazendo promoções antecipadas, por conta da diminuição da malha aérea", explica o gerente de vendas da empresa no Ceará, Eduardo Bruno.

Ele diz que, com a chegada do fim do ano, muitos cearenses já começaram a se planejar para as viagens. "Em tempos de orçamento apertado, quem coloca o 'pé no freio' nos gastos e se planeja pode obter mais de 30% de desconto nos pacotes de viagens e passagens aéreas para o período de férias. Apesar das dificuldades, os brasileiros não deixam de viajar a lazer, pois já incorporaram esse hábito e buscam opções que caibam no bolso", diz.

Open Point

O movimento na agência de turismo Open Point vai melhorando aos poucos. Segundo a diretora Cely Sena, o cenário tende a ficar mais otimista devido à estabilidade do dólar. "Já sentimos uma aquecida e um ânimo maior dos cearenses para viajar", afirma. De acordo com ela, há uma procura maior por cruzeiros no Réveillon. A diretora explica que a motivação é a facilidade de pagamento, como os parcelamentos. Além disso, destinos como a Colômbia ganharam destaque por conta do voo direto da Avianca partindo de Fortaleza. "Hoje as companhias aéreas estão dando ofertas incríveis, e exclusivas para as agências", diz.

Para 2017, a diretora aponta para destinos diferenciados, como viagens em grupos no Carnaval para a Índia. Outra novidade apontada por ela é o destino Patagônia, na Argentina.

Intercâmbio cultural

Para quem vai optar pelas viagens de intercâmbio, a estabilidade do dólar está favorecendo os pagamentos. Segundo Carolina Vieira, supervisora da Experimento Intercâmbio Cultural no Nordeste, a empresa já sente uma reação mais positiva do mercado desde setembro. "O ciclo neste setor é mais demorado para dar sinais de melhora", reitera. Apesar disso, a projeção de crescimento da franquia na Região é de 15%, metade da estimativa para o País, que é de 30%.

Os destinos mais procurados são Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Irlanda, Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e Itália. Um das facilidades citadas pela supervisora da Experimento é o parcelamento estendido, em até 24 vezes, no cartão sem juros.

Destinos

Na Casablanca, os destinos mais procurados são Gramado, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Além de destinos internacionais como Bogotá, Cartagena, Buenos Aires, Lisboa, França e Espanha. Na CVC, os destinos nacionais mais buscados pelos cearenses são as praias do Nordeste, Gramado e Rio de Janeiro. Já para o exterior, Orlando continua sendo o mais procurado, assim como Buenos Aires e Santiago. Já na Open Point, os destaques nacionais são Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. No exterior, os mais buscados são Miami, Caribe e Portugal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.