Para brasileiros, indústria forte deve ser prioridade

Escrito por Redação ,

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 87% da população brasileira concordam total ou parcialmente que ter uma indústria forte deve ser prioridade para o Brasil. Já 90% dos entrevistados acreditam, total ou parcialmente, que a expansão da economia depende do crescimento da indústria. "Para a população brasileira, a indústria tem papel de destaque no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O brasileiro reconhece a importância da indústria para o crescimento do país e que a população perde com uma indústria fraca", diz a pesquisa.

O levantamento Retratos da Sociedade Brasileira - A indústria brasileira na visão da população, feita em parceria com o Ibope, ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 14 e 17 de março deste ano.

Importância

Conforme o estudo, 33% consideram que a indústria - de transformação e indústria extrativa - é o setor de atividade mais importante do País. Em seguida, vem a agropecuária, com 17%. A construção, o comércio e a administração pública aparecem com 10% cada um. Os demais setores somam 20%.

Apesar de reconhecer a importância do setor para a economia, 57% da população concordam total ou parcialmente que a indústria está perdendo espaço para outros setores. Mesmo assim, a população está otimista com o futuro da indústria. Quase metade dos entrevistados (46%) acredita que a indústria brasileira estará mais forte nos próximos cinco anos. Para 51% dos entrevistados, a prioridade deve ser o investimento na melhoria da qualidade da educação. A redução da inflação e da carga tributária foi apontada por 34% e 18% das pessoas, respectivamente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.