País deve voltar a crescer, diz Levy

Escrito por Redação ,

Campos do Jordão O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse neste sábado (29) que as empresas estão reagindo e fazendo o Brasil voltar para a rota do crescimento. "Sem diminuir o tamanho dos desafios que a gente tem, eu acho que devemos ficar confiantes. Os nossos desafios não são muito diferentes dos de outros países", pontuou.

Segundo o ministro, a economia do Brasil já está respondendo. "Se reforçarmos a concorrência, se simplificarmos os impostos, facilitarmos para as pessoas terem mais segurança jurídica para realizarem investimentos e vencerem os desafios de curto prazo, o Brasil começa a crescer muito rápido", disse Levy em apresentação no 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiros e de Capitais organizado pela BM&FBovespa, em Campos do Jordão, interior do Estado de São Paulo.

Levy afirmou ainda que é necessário apoio e consenso em alguns pontos. "Não é preciso consenso em muitas coisas, mas pelo menos qual é a escolha econômica precisa de consenso", destacou o ministro. "Sabemos que não podemos fingir que não há certos desafios no curto prazo", afirmou. "Para superar, eu acho que temos que estar juntos para enfrentar os desafios e a realidade. Nós temos tudo para vencer", complementou.

Infraestrutura

O ministro da Fazenda disse também que o Brasil precisa melhorar sua infraestrutura e é sabido que, para isso, haverá uma maior dependência do capital privado.

"Sem essas coisas não vamos conseguir superar a crise. Precisamos ser mais produtivos e precisamos seguir o caminho dessa agenda. Com esse trabalho, vamos conseguir arejar esse mercado e trazer novos players, mudar o jeito com que as contratações são feitas de forma que não tenha barreiras de entrada", destacou Joaquim Levy.

Em seu discurso, o titular do Ministério da Fazenda acrescentou ainda que para enfrentar esse novo mundo em que o preço das commodities não ajuda e com a economia externa mais devagar, será necessária uma reforma para simplificar a estrutura tributária do País, de forma a dar mais eficiência às empresas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.