Especialista recomenda focar em títulos públicos

Momento é indicado para migrar da poupança para investimentos que deem maior retorno

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,
Legenda: Conforme Roberto Indech, analista-chefe da Rico Investimentos, com a Selic e a inflação menores, a poupança praticamente não terá retorno
Foto: FOTO: FERNANDA SIEBRA

Aplicação mais popular entre os pequenos investidores brasileiros, a caderneta de poupança também perde atratividade com a queda da taxa Selic. E, no atual momento, quem possui algum dinheiro guardado na caderneta, seja pelo baixo risco ou pela simplicidade da aplicação, deve retirar o dinheiro e migrar para títulos públicos, orienta o analista-chefe da Rico Investimentos, Roberto Indech.

Com a taxa básica de juros em queda, o rendimento da poupança está ameaçado, diz o analista. Indech explica que a relação entre as duas situações é direta e que, se o investidor não tiver isso em mente, o dinheiro guardado pode não atender às expectativas de retorno.

Rendimento

"A poupança rende 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial). Em maio de 2012, foi implementada uma nova regra e a poupança deixa de render 0,5% ao mês quando a taxa de juros estiver abaixo de 8,5% ao ano. A perspectiva desse ano é que a taxa de juros chegue a 7% ao ano. Com a poupança rendendo 70% desses 7%, não vai dar nem 5% ao ano", diz Indech. "Levando em consideração que a inflação vai estar nos 3% ou um pouco acima disso, praticamente não vai haver nenhum retorno com a poupança. Por isso, a gente recomenda outras modalidades de investimento", afirma.

Segurança

Sobre a segurança de outras modalidades de investimento, o analista lembra que todo investimento tem risco, "principalmente se levar em consideração que lá no início da década de 1990 a poupança foi confiscada pelo governo", diz.

"Então, ela também tem esse risco. É isso que a gente também tem que ponderar, que qualquer investimento que você for realizar, você corre riscos, uns mais altos e outros mais baixos", completa Indech.

Tesouro Direto

Na avaliação do especialista, o cenário econômico atual indica para um movimento em direção aos títulos públicos do Tesouro Direto, os mais rentáveis dentre ações mais simples que podem ser tomadas.

"Algo que vem sendo muito comentado são os títulos do Tesouro Direto. É basicamente você pegar seu dinheiro, emprestar para o governo, e ele pagar juros sobre isso. Há algumas modalidades, mas se comparar com a poupança, o mais equivalente é o título do Tesouro Selic. Ele rende de acordo com a taxa de juros do País e o risco e a liquidez, ou seja, o resgate diário, são os mesmos da poupança", afirma o especialista.

Confira entrevista completa com especialista sobre a atual situação econômica do Brasil:

"Hoje, você deve investir. Tem de esquecer essa história de poupança. Ela é interessante para os bancos tradicionais. Se for pensar em você, tem de pensar nos investimentos, independente do seu perfil, se é conservador, mediano ou agressivo", emenda o especialista.

Ricardo Indech ainda esclareceu que não é preciso ter muito dinheiro pra começar a investir. "Título do Tesouro, você pode comprar a partir de 80 reais. Se for comprar CDB, a gente fala em torno de 5 mil ou 10 mil reais. Se for para o mercado de ações, com um mil ou dois mil reais dá para começar, já vale a pena", finalizou.

LEIA AINDA:

> Com juro menor, é hora de rever  a melhor opção para investir
> Fundos DI passam a perder para a poupança 
> Cenário favorece aplicação na Bolsa
> Após 4 anos, investimentos dão sinal  de reação
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.