Uber atinge 700 mil usuários na RMF e lança serviço VIP

Empresa promete 'promoções e ações exclusivas' e melhores motoristas para os clientes mais fiéis

Escrito por Murilo Viana - Repórter ,
Legenda: Para ter acesso ao UberX VIP, usuário da Capital cearense precisa ter realizado pelo menos 25 viagens com a plataforma no mês anterior
Foto: Foto: JL Rosa

Após quase um ano e meio desde que iniciou suas operações na capital cearense, a Uber atingiu a marca de cerca de 700 mil usuários ativos no mês de setembro na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), segundo dados revelados pela plataforma com exclusividade ao Diário do Nordeste. A empresa estreia hoje (6) em Fortaleza o serviço UberX VIP, pelo qual os clientes mais assíduos terão acesso a promoções e poderão solicitar os motoristas com as melhores avaliações.

> 99Pop dá 2 corridas de até R$ 15 grátis

O número de usuários ativos da Uber na RMF considera clientes que solicitaram o serviço de transporte da empresa pelo menos uma vez no mês passado e representa cerca de 17,5% da população da região, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 4 milhões no ano de 2016.

"Vemos que Fortaleza segue um padrão mundial. Cada vez mais pessoas preferem ter acesso a um carro do que possuir um. Isso se deve ao fato de uma mudança geral de comportamento das pessoas hoje em dia, mais acostumadas a fazer qualquer coisa pelo celular", destaca o gerente geral da Uber no Nordeste, Michele Biggi.

Nova categoria

Podem solicitar o UberX VIP os clientes que tiverem realizado pelo menos 25 viagens no mês anterior. Não será cobrado nenhum valor adicional, mas para acessar a opção no aplicativo é preciso ter completado a cota mensal mínima de corridas com a Uber. A plataforma vai manter os usuários atualizados sobre a quantidade de corridas restantes para que eles atinjam o status VIP para o mês seguinte.

No primeiro dia de cada mês, desde que o usuário atenda ao requisito mínimo, o status será automaticamente adicionado nas opções do aplicativo.

Na contagem do número de viagens, são consideradas os pedidos feitos pelos usuários nas categorias UberX e UberSelect. A Uber considera que o tempo de espera por um motorista da opção VIP pode ser um pouco maior em comparação às outras opções, já que apenas os melhores motoristas estão cadastrados na categoria. Eles precisam ter avaliação mínima de 4.75 no aplicativo para se enquadrarem no novo serviço.

"O objetivo do UberX VIP é, de fato, celebrar nossos usuários mais fiéis, oferecendo a eles a oportunidade de conectarem-se exclusivamente aos motoristas parceiros mais bem avaliados pelos usuários da plataforma. É um esforço para dar aos nossos clientes mais assíduos, a melhor experiência possível. Ser VIP, também significa ter acesso a promoções e ações exclusivas, que acontecerão em breve em Fortaleza", acrescenta Michele Biggi.

Lançada inicialmente em São Paulo, em julho deste ano, o novo serviço já está presente em cidades como Porto Alegre, Curitiba e Brasília. No Nordeste, Salvador e Recife foram as primeiras capitais a terem os serviço.

Como utilizar

Para chamar um carro pelo UberX VIP, os usuários devem seguir os mesmos passos iniciais que seguiriam para pedir um Uber convencional. Após ligar o aplicativo e escolher o destino final, basta deslizar o menu inferior para a esquerda e selecionar a nova opção.

Insegurança

Em julho deste ano, o motorista parceiro da Uber, Guilherme Maia, de 22 anos, foi executado a tiros no Bairro Ancuri, em Fortaleza, enquanto exercia a atividade. O caso expôs a insegurança a que os profissionais podem estar expostos, e motoristas parceiros da Uber realizaram um protesto pelas ruas da Capital.

Questionado sobre quais atitudes a Uber pode tomar para melhorar a segurança dos parceiros no trabalho, Michele Biggi destaca atividades já realizadas. "A empresa lançou recentemente uma ferramenta que exige que o usuário insira o CPF caso queira pagar em dinheiro. Também lançou um recurso que permite ao motorista parceiro compartilhar sua viagem em tempo real com seus familiares", disse.

"Além disso, os motoristas parceiros contam com telefone 0800 para relatar emergências e dispõem de seguro de acidentes pessoais em todas as viagens pelo aplicativo", acrescentou o gerente geral da Uber no Nordeste.

Histórico

O pontapé inicial da Uber no Ceará se deu em Fortaleza, no dia 29 de abril de 2016. Em meio a fiscalizações pelo poder público municipal, que considera a atividade da empresa ilegal, e retaliações de taxistas, a Uber conseguiu se expandir pela Região Metropolitana e até chegar ao interior, em Juazeiro do Norte. Hoje, Maranguape, Maracanaú, Caucaia são integralmente cobertos pelo serviço do aplicativo, e outros municípios da RMF têm cobertura parcial.

A Prefeitura de Fortaleza, incluindo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), está proibida pela Justiça desde o dia 21 de agosto deste ano de executar ações, como fiscalizações e aplicação de multas, que impeçam as atividades de motoristas que transportam passageiros utilizando o aplicativo da Uber.

Entretanto, a decisão pode ser revertida, já que se trata de uma liminar, do juiz Carlos Augusto Gomes, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

Concorrência

Com relação à sua mais nova concorrente na Capital, a 99Pop, Biggi destaca que "a Uber, como empresa de tecnologia, vê a competição nesse setor como algo positivo, já que permite ao usuário e ao motorista parceiro terem mais escolhas sobre como se locomover pelas cidades e gerar renda".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.