Otimismo sugere mais investimento

Escrito por Redação ,

São Paulo. O avanço no Índice de Expectativas (IE) do Índice de Confiança da Indústria (ICI), principalmente pelo indicador de negócios nos próximos seis meses, sugere uma aceleração dos investimentos do setor, segundo o superintende de Estatísticas Públicas da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Junior.

"A evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes é a melhor notícia dessa pesquisa. Esse índice não vinha evoluindo tão favoravelmente e costuma ser um indicador de antecipação de tendência de investimentos, porque envolve uma percepção melhor do empresário do ambiente de negócios e da lucratividade", explicou.

Mesmo com a redução pelo segundo mês da demanda interna e com o enfraquecimento das vendas externas, o setor prevê um cenário melhor para o futuro, conta Campelo. Esse cenário mais favorável está relacionado a uma expectativa com um início de afrouxamento da política monetária pelo Banco Central.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 2,1 pontos em setembro, para 88,2 pontos, após queda de 1,0 ponto em agosto. Desde março, o indicador acumula alta de 13,5 pontos. Campelo aponta que com a melhora do indicador no mês e no trimestre, a trajetória da confiança continua ascendente, mas que ainda não é forte.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.