ONS: falta de energia atingiu 70 mi de pessoas

Escrito por Redação ,

Rio. O Operador Nacional do Sistema (ONS) finaliza em até 15 dias o relatório sobre a causa do apagão que deixou mais de 70 milhões de pessoas sem energia elétrica na noite de quarta-feira em 13 estados. Em evento do setor elétrico nessa quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, autoridades do governo foram surpreendidas com uma nova queda de luz, que durou poucos segundos, mas que chegou a dar um susto no diretor geral do ONS, Luiz Barata.

"Já foi identificado, foi um problema da Light (distribuidora do Rio), mas claro que levei um susto", admitiu Barata, que passou boa parte do evento tentando explicar o apagão de quarta-feira, que durou mais de cinco horas e afetou principalmente as regiões Nordeste e Norte.

> Após apagão, consumidor prejudicado deve recorrer à Enel

O apagão de quarta-feira aconteceu por causa de uma falha detectada em um disjuntor de interligação de barramentos (cabos) na subestação Xingu, responsável pela distribuição da maior parte de carga gerada pela usina de Belo Monte, no Pará. Uma reunião com as empresas envolvidas no apagão será realizada com o ONS na próxima segunda-feira.

O Operador informou que a interrupção do abastecimento de energia na quarta-feira começou por volta das 16h, e a recomposição do sistema foi concluída às 21h. O Ceará foi o último estado a ter o seu abastecimento de energia normalizado. Todas as regiões tiveram algum subsistema afetado, mas Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram normalizados em 20 minutos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.