Ceasa comemora 44 anos de história

Atualmente, a Centrais de Abastecimento do Ceará conta com três unidades distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha que movimentam cerca de R$ 1,4 bilhão por ano.

Escrito por Redação ,

Considerada uma das maiores centrais de abastecimento do Nordeste a Ceasa chega à maturidade em pleno vapor. Fundada em nove de novembro de 1972, a Ceasa Ceará comemora 44 anos de história este ano. A empresa de economia mista cujo maior acionista é o Governo do Estado do Ceará é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e tem como objetivo centralizar a distribuição de hortigranjeiros e outros alimentos (cereais, carnes, laticínios, pescado, carnes, ovos e atípicos) por meio de seus entrepostos no estado: Maracanaú, Cariri e Ibiapaba.

A comercialização de hortigranjeiros cearense, antes concentrada em pequenos mercados nas imediações do Centro de Fortaleza e em torno do Mercado São Sebastião foi formalizada em todo o país pelo Governo Federal, por meio das centrais de abastecimento. Aqui no Ceará, o entreposto foi construído em terras do município de Maranguape que mais tarde tornou-se parte do distrito industrial de Maracanaú. Atualmente, a Centrais de Abastecimento do Ceará conta com três unidades distribuídas nos municípios de Maracanaú, Tianguá e Barbalha que movimentam cerca de R$ 1,4 bilhão por ano.

Em 13 de outubro de 1988, a Ceasa Ceará, que durante 16 anos foi gerida pelo Governo Federal, foi transferida por doação, com encargos, ao Governo do Estado do Ceará, representado, na época, pelo Sr Eudoro Walter de Santana, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária. Atualmente, a gestão permanece sendo do Governo do Estado do Ceará.

Ao longo dos anos, a Ceasa cresceu e se desenvolveu em seus diversos setores. Hoje possui nos seus 290 mil m2, 9 galpões permanentes, 7 não permanentes, 450 lojas/boxes/lanchonetes e 2.580 módulos de comercialização, além de duas estruturas cobertas, um galpão frigorífico e um galpão com produtos atípicos. Todos com controle de higiene, qualidade dos produtos e transparência de preços.

Seu espaço é ocupado por 1.200 permissionários e autorizados, 428 produtores cadastrados, 520 carregadores, 200 atacadistas de origem, 300 empresas instaladas, gerando mais de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos, em um espaço de 34 mil m²de espaço comercial.

Os três entrepostos cearenses movimentam mais de 650 mil toneladas de hortigranjeiros por ano, sendo que 48% dos produtos ofertados são provenientes do próprio estado do Ceará. O saldo, portanto, é altamente positivo.

Abastecimento

Considerada a cidade do alimento, a Centrais de Abastecimento do Ceará recebe hortigranjeiros provenientes de 21 estados brasileiros e 595 municípios, além de cinco países, Espanha, Holanda, Argentina, Chile e China, durante o ano todo. Apesar de cinco anos de estiagem os campeões em abastecimento são os municípios da região Nordeste com 288 municípios abastecedores, o que corresponde a 48% do total. O estado do Ceará é o líder em abastecimento contando com a participação de 96 dos 184 municípios. Os outros estados que mais contribuem com o abastecimento são: Bahia (88), Pernambuco (25), Rio Grande do Norte (23) e Sergipe (22). É importante citar que a Ceasa abastece os 184 municípios cearenses, além de estados como Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba.

Segundo Odálio Girão, Analista de Mercado da Ceará, além da proximidade dos municípios nordestinos com o entreposto de Maracanaú, existe a tecnologia de irrigação e armazenamento de água no Ceará e em outros estados que possibilitam a produção de diversos alimentos durante o ano inteiro. Conforme ele, o fato dos estados nordestinos estarem localizados em uma zona tropical também influência positivamente no plantio e na colheita. Outro fato, segundo Girão, são os microclimas, vegetações, ventos e nebulosidades favoráveis nas serras nordestinas, localidades que apresentam temperaturas amenas e favorecem também o desenvolvimento da plantação.

 

PARTICIPAÇÃO DA REGIÃO NO VOLUME COMERCIALIZADO

REGIÃO

Nº Mun.

VOLUME (T)

NORDESTE

288

438.170,27

SUDESTE

204

48.454,87

SUL

67

22.773,27

CENTRO OESTE

21

12.167,71

NORTE

15

508,71

TOTAL

595

522.074,83

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.