Yellen diz que Federal Reserve não deve reverter curso de juros

A presidente do Banco Central dos Estados Unidos se pronunciou pela primeira vez publicamente desde que a instituição elevou os juros em dezembro do ano passado.

Escrito por Reuters ,

O aperto das condições financeiras e a incerteza sobre a China apresentam riscos à recuperação dos Estados Unidos, mas o Federal Reserve (Fed) não deve reverter o ciclo de aperto monetário que iniciou em dezembro, afirmou a presidente do Banco Central norte-americano, Janet Yellen, a parlamentares nesta quarta-feira.

Os riscos globais se intensificaram e podem desacelerar a economia dos EUA, mas Yellen afirmou que não espera que o Comitê Federal de Mercado Aberto esteja, em breve, na situação em que seja necessário cortar os juros.

"Sempre existe o risco de uma recessão, e acontecimentos financeiros globais podem produzir uma desaceleração da economia, mas acho que queremos ser cuidadosos para não tirarmos uma conclusão precipitada sobre o que está guardado para a economia dos EUA. Não acho que será necessário cortar os juros", pontuou.

As declarações de Janet Yellen são as primeiras dela em público desde que o Fed elevou os juros em dezembro e encerrou sete anos em que os custos de empréstimos eram mantidos perto de zero.

Em declarações preparadas para o Comitê da Câmara de Serviços Financeiros, ela reconheceu uma série de problemas globais que pioraram desde então. As condições financeiras em geral se apertaram, devido à queda dos preços das ações, incerteza sobre a China e a reavaliação global do risco de crédito que poderiam tirar a economia dos EUA dos trilhos.

Alguns desses problemas ameaçam se autoalimentar, com o crescimento fraco em importantes nações industriais como a China e o excesso de oferta em mercados de commodities afetando exportadores de petróleo e minerais. Por sua vez, uma percepção geral de desaceleração mundial e incerteza sobre a profundidade dos problemas chineses podem aprofundar o aperto financeiro para empresas e famílias norte-americanas.

"Esses acontecimentos, se eles se provarem persistentes, podem pesar sobre o cenário para a atividade econômica e o mercado de trabalho", disse em sua aparição diante dos parlamentares.

Mas em suas declarações preparadas e em suas respostas, Yellen enfatizou uma visão cautelosa da política monetária adotada pelo Fed, com bons motivos para acreditar que a economia dos EUA continuará a crescer e permitir que o Banco central continue com seu plano de ajustes "graduais" da política monetária.

"Os ganhos contínuos de emprego e crescimento mais rápido do salário devem sustentar o crescimento da renda real e portanto dos gastos do consumidor. E com outros bancos centrais mantendo políticas monetárias expansionistas, o crescimento econômico global deve acelerar com o tempo. O Fed espera que com ajustes graduais na postura de política monetária, a atividade econômica cresça a um ritmo moderado nos próximos anos e que os indicadores do mercado de trabalho continuem a se fortalecer".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.