Venda de smartphones tem queda pela primeira vez no Brasil, diz relatório

A firma projeta uma queda de 12% no trimestre todo

Escrito por Folhapress ,

Consumidores compraram menos celulares inteligentes pela primeira vez desde que os aparelhos entraram no mercado brasileiro no mês de abril, quando 4,86 milhões de unidades foram comercializadas, 1% a menos que no mesmo período do ano passado, segundo relatório publicado pela empresa de pesquisa IDC da última quinta-feira (2).

Em maio, 3,89 milhões de aparelhos do tipo foram comprados, o que representa queda de 16% ante o mês correspondente em 2014. Os dados não levam em consideração os chamados feature phones, celulares convencionais e com acesso limitado a serviços de internet e aplicativos quando há.

A firma projeta uma queda de 12% no trimestre todo, que se encerrou nesta terça (30). Ainda não há números fechados sobre junho. "Prevíamos um crescimento de pelo menos 5%, mas agora trabalhamos com volume negativo. Isso é reflexo do momento econômico do país", disse Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil, por meio de comunicado. "Em 2014, quando o mercado de smartphones estava forte, houve um aumento de 56% frente ao segundo trimestre de 2013."

A alta do dólar que aumentou preços foi uma das maiores causas para o encolhimento do mercado. A companhia também revisou para baixo a projeção para todo o ano, de 63,5 milhões para 54 milhões de smartphones (diminuição de 15%). "Essa revisão está sendo um indicador de que realmente a economia no país não vive seu melhor momento", diz Munin.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.