Valor da conta de luz registra alta de 8,57% em março

A conta de energia elétrica é líder no ranking dos principais impactos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15)

Escrito por Redação ,

Durante o mês de março a tarifa de energia elétrica registrou um aumento de 8,57% em Fortaleza, enquanto o reajuste extraordinário foi de 8,91%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da considerável alta, a Capital cearense apresentou a quarta menor inflação para o serviço dentre as 11 cidades analisadas. Curitiba teve um reajuste extraordinário de 31,86% em sua energia, estando no topo do ranking, enquanto que Recife registrou o menor índice com 1,45%. 

> Inflação na Capital acumula 7,86% em 12 meses

No País, a forte elevação de 10,91% ocorrida nas contas de luz refletiu reajustes que passaram a vigorar a partir do dia 2 de março.  

O aumento da energia vem comprometendo a renda dos brasileiros no primeiro semestre de 2015. No início do ano os consumidores já haviam recebido reajuste em suas contas referentes à bandeira tarifária vigente, a vermelha, com o aumento de até 83,33%, passando de R$3,00 para R$5,50. 

IPCA

Individualmente, com 0,35 ponto percentual, coube às contas de energia elétrica a liderança no ranking dos principais impactos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que apresentou variação de 1,24% em março, segundo o IBGE.

Além da luz, a taxa também é explicada pelos aumentos nos preços dos combustíveis e dos alimentos que, juntos, foram responsáveis por 77,42% do índice do mês, sobre o qual exerceram impacto de 0,96 ponto percentual (p.p.). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.