UE exige que Reino Unido comece procedimento de saída o mais breve possível

Chanceler francês diz que é preciso que o governo britânico informe sobre a decisão oficial para que comecem a implementar as cláusulas do artigo

Escrito por Agência Brasil ,
O Reino Unido deve lançar o processo de saída da União Europeia (UE) o mais breve possível depois do referendo sobre o Brexit, declarou o chanceler francês Jean-Marc Ayrault. Na votação, realizada nesta sexta-feira (24), o Reino Unido decidiu deixar a UE após 43 anos de participação, com 52% dos votos.
 
"Não deve haver qualquer incerteza. É preciso que o governo britânico informe sobre a decisão oficial do povo britânico para que comecemos a implementar [as cláusulas] deste artigo. [É necessário] para a unidade e estabilidade da Europa e do Reino Unido. É urgente, não convém perder tempo", disse Ayrault aos jornalistas antes da reunião de ministros da UE em Luxemburgo.
 
Panorama
 
A Inglaterra e País de Gales votaram fortemente a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, enquanto cidadãos da Escócia e da Irlanda do Norte optaram pela permanência no bloco. Em Londres, 60% dos votos foram pela permanência na UE. No entanto, em todas as outras regiões da Inglaterra, a maioria votou pela saída.
 
O Reino Unido é o primeiro país a sair da União Europeia desde a sua criação, mas a decisão não significa que ele deixará imediatamente de ser membro da UE. Esse processo pode demorar dois anos, de acordo com o Tratado de Lisboa.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.