Teste: veja se você é impulsivo na hora das compras

Para especialistas, ter conhecimento sobre o comportamento de consumo é o ponto de partida para orientar os consumidores a se planejarem para alcançar sonhos e objetivos

Escrito por Redação ,
Será que os brasileiros têm autocontrole e fazem suas compras de maneira planejada? Ou compram mais do que podem quando estão tristes ou alegres demais? Para ajudar os consumidores a avaliarem se são impulsivos na hora de consumir, o portal de educação financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Meu Bolso Feliz, elaborou um teste com 10 perguntas com exemplos de situações de compras para identificar se é uma pessoa controlada emocionalmente ou se deixa levar por sensações momentâneas, estímulos promocionais ou para impressionar as pessoas.

>>Faça o teste

Um levantamento realizado pelo SPC Brasil revela que um terço dos inadimplentes brasileiros demonstra comportamentos que podem estar relacionados à impulsividade e ao descontrole financeiro e quatro em cada dez pessoas entrevistadas (39,2%) admitem que quase sempre cedem aos seus desejos e impulsos quando querem muito comprar alguma coisa.  

“A maioria das pessoas já comprou alguma coisa sem realmente precisar dela. Qualquer consumidor, ocasionalmente, está sujeito a gastos não planejados ou compras realizadas em momentos de empolgação. Mas é preciso ficar atento pois a falta de autocontrole aliada ao desconhecimento do próprio orçamento, faz com que a pessoa exagere nas compras e acabe perdendo a noção dos gastos”, explica o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Para Vignoli, o teste ajuda a ter um diagnóstico do comportamento na hora das compras, sendo o ponto de partida que orienta o consumidor a se controlar e planejar para alcançar seus objetivos. "Quando identificamos e reconhecemos o que nos leva a consumir mais e temos maior controle do nosso orçamento, descobrimos onde estão os gargalos com desperdícios ou gastos supérfluos. Assim, o consumidor pode estudar alternativas vantajosas para gastar com consciência e sem excessos", orienta o especialista. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.