Tentativas de fraude contra o consumidor diminuem 6,9%

Em relação a novembro de 2013, houve queda de 12,2%. É registrada uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no País

Escrito por Redação ,

Em novembro, foram registradas 175.529 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. O indicador apontou queda de 6,9% em relação a outubro de 2014. Em relação a novembro de 2013, houve queda de 12,2%.

Apesar da redução, o número representa uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no país.  Na comparação do acumulado do ano (janeiro a novembro de 2014 contra o mesmo período de 2013) houve queda de 7,1% no número de tentativas de fraudes contra o consumidor. 

De acordo com economistas da Serasa Experian, essa queda é reflexo da menor busca do consumidor por crédito tendo em vista o menor grau de confiança do consumidor e os juros mais elevados, a menor quantidade de dias úteis (20 contra 23) e a ausência de uma data comemorativa forte para o varejo.

Em novembro,o setor de telefonia respondeu por 71.998 registros, totalizando 41,0% do total de tentativas de fraude realizadas, o que representa queda de 4,8 pontos percentuais em relação à novembro de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral – teve 54.284 registros, equivalente a 30,9% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 27,8% das ocorrências. 

O setor bancário foi o terceiro do ranking em novembro, com 32.927 tentativas, 18,8% do total. No mesmo mês de 2013, o setor respondeu por 17,6% dos casos. O segmento varejo teve 13.050 tentativas de fraude, registrando 7,4% das investidas contra o consumidor em novembro de 2014, ligeira alta em relação aos 7,2% observados em novembro de 2013. O ranking de tentativas de fraude de novembro de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,9%).

Principais tentativas de golpe

É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

Entre os principais golpes aplicados estão: emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos, abertura de conta, compra de automóveis e abertura de empresas.

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