Técnicos do Banco Central querem reestruturação de carreira

Segundo o Sintbacen, há adesão ao movimento nas nove capitais: em Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), no Recife (PE), em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), variando de 50% a 100% dependendo da localidade.

Escrito por Agência Brasil ,
Os técnicos do Banco Central (BC) iniciaram hoje (30) paralisação de uma semana para reivindicar o cumprimento de acordos de reestruturação de carreira. No edifício-sede do BC, em Brasília, os funcionários sentaram-se em cadeiras de plástico na entrada principal e tocaram cornetas.
 
O grupo pretende fazer uma manifestação na cerimônia de comemoração dos 50 anos da instituição, às 11 horas. Eles devem ficar de costas durante a fala do presidente do banco, Alexandre Tombini.
 
De acordo com o presidente nacional do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (Sintbacen), Igor Nóbrega Oliveira, a manifestação será pacífica e silenciosa. Os servidores usam uma camiseta com a inscrição “Comemorar o que?!”. A cerimônia de celebração do cinquentenário será fechada à imprensa.
 
Segundo o Sintbacen, há adesão ao movimento nas nove capitais onde a instituição tem sedes: em Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), no Recife (PE), em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), variando de 50% a 100% dependendo da localidade. Em Brasília, a paralisação tem a adesão de 80% a 90%, segundo o sindicato. Os servidores pedem o cumprimento de acordos de 2005, 2008 e 2012.
 
Eles exigem a modernização da carreira de especialista, que abrange os cargos de analista e técnico. Procurada, a assessoria de comunicação do Banco Central disse que não se manifestaria sobre a paralisação dos técnicos.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.