Taxa de subutilização da força de trabalho no Ceará reduz para 29,2%, diz IBGE

A taxa de subutilização da força de trabalho engloba as pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas, além da força de trabalho potencial

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O Ceará reduziu a taxa de subutilização da força de trabalho no segundo trimestre deste ano, entre abril e junho. O índice passou de 31,4% no segundo trimestre de 2017 para 29,2% no mesmo período deste ano.

As informações constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinata-feira (16), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA MAIS
> 4,8 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego no País
> Subutilização da força de trabalho atinge 27,6 milhões de brasileiros

A taxa de subutilização da força de trabalho no Brasil encerrou o segundo trimestre do ano em 24,6%, o equivalente a 27,6 milhões de pessoas que se encontram desocupadas e subocupadas por insuficiência de horas, além da força de trabalho potencial. 

Segundo o instituto, o resultado ficou estatisticamente estável em relação ao primeiro trimestre do ano, quando o percentual foi de 24,7%, mas registrando alta em relação aos 23,8% da taxa de subutilização da força de trabalho do segundo trimestre do ano passado.

As maiores taxas de subutilização foram verificadas no Piauí (40,6%), Maranhão (39,7%) e Bahia (39,7%), enquanto as menores ocorreram em Santa Catarina (10,9%), Rio Grande do Sul (15,2%) e Rondônia (15,5%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.