De 2018

Serviços tiveram mais destaque no PIB cearense no 2º trimestre

O PIB é calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas

17:23 · 05.09.2018 / atualizado às 17:49 por Redação Diário do Nordeste
serviço
Conforme o órgão, o setor de serviços foi o que obteve o melhor resultado no período ( Foto: JL ROSA )

No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cearense registrou mais destaque no setor de Serviços. A informação é do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

O desempenho completo do PIB cearense será anunciado nesta quinta-feira (6). Conforme reforça o órgão, dos três setores que compõem o PIB - indústria, agropecuária e serviços, o último apresentou o melhor resultado. 

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia (PIB) trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. 

Resultados preliminares

O Ipece ressalta que, como a divulgação indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 unidades da Federação.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.