renegociação

Serasa relança serviço gratuito Limpa Nome

Ferramenta digital pretende simplificar o pagamento de dívidas

10:08 · 03.09.2018 / atualizado às 13:42 por Redação Diário do Nordeste
dívidas
Com foco em smartphone, a plataforma digital chega ao mercado como um facilitador gratuito para quitação de dívidas sem sair de casa ( Divulgação )
plataforma
( Divulgação )

Com o objetivo de descomplicar um momento difícil da vida de brasileiros inadimplentes ou devedores - hoje são 61,6 milhões, sendo 2,4 milhões no Ceará -, o Serasa Experian está relançando o serviço Serasa Limpa Nome, que permite negociar ou mesmo quitar, gratuitamente, dívidas diretamente pelo celular ou computador. 

Por meio do serviço de negociação digital - disponível desde a semana passada para uso das 27 milhões de pessoas cadastradas do Serasa, não há mais a necessidade do cidadão se deslocar até a agência bancária para fazer a negociação.

Como funciona? 

O funcionamento do novo Serasa Limpa Nome é bem simples e tudo se resolve em três passos: 

Com o boleto gerado, basta escolher a forma de pagamento: à vista ou parcelado. Em caso de parcelamento, o consumidor poderá optar pela quantidade de parcelas e a data de vencimento. Após isso, basta efetuar o pagamento através dos aplicativos dos bancos, das agências lotéricas ou da forma que preferir.

O Serasa Limpa Nome já firmou parceria com sete instituições financeiras: Itaú, Bradesco, Net/Claro, Losango, Tricard, Porto Seguro cartões e Ipanema Credit Management. Em breve este leque será ampliado.      

Negociação simplificada 

O Serasa informa entender que as dívidas sempre causam constrangimento, principalmente quando se quer fazer um acordo, então, ao viabilizar o encontro entre o endividado e credor de maneira digital, direta e sem burocracia, o processo fica bastante simples.

A negociação oferece descontos favoráveis, inclusive para a quitação total. De acordo com estudo feito pelo Serasa Consumidor, 67% das pessoas preferem pagar a dívida à vista se tiverem um bom desconto.  

Cunho social 

Para Pedro Dias Lopes, diretor do Serasa Consumidor, o lançamento do novo Serasa Limpa Nome é muito mais do que uma plataforma de recuperação de débitos, há também um cunho social em transformar a vida das pessoas. 

“As mudanças vieram para descomplicar um momento que é difícil na vida do consumidor. Assumir dívidas pode gerar constrangimento e essa é uma das barreiras que a população enfrenta. Quando você viabiliza o encontro entre o endividado e credor de maneira digital, direta e sem burocracia, você devolve o poder para as mãos dos consumidores”, afirma Lopes.

Informações sobre dívidas 

Além de ter acesso as dívidas existentes, outra grande novidade do relançamento é que o usuário também poderá visualizar as dívidas que estão em atraso, mas que não necessariamente foram negativadas no Serasa Experian.     

Segundo Lucas Lopes, gerente de produtos do Serasa Consumidor, ao estudar a mudança de hábito das pessoas, bem como motivos e forma de negociação, ficou claro que seria indispensável se renovar e acompanhar os novos perfis quando o assunto é negociação.

Em pesquisa feita pelo Serasa Consumidor para identificar como as pessoas preferem receber informações sobre suas dívidas, foi descoberto que 75% preferem e-mail, 46% por WhatsApp, 30% por SMS e apenas 17% ainda por telefone.        

 

Confira algumas curiosidades sobre o perfil dos endividados brasileiros:

- Valor médio da dívida: R$ 4 mil

- Faixa-etária com mais dívidas: entre 36 e 40 anos (13,7%)

- Locais que concentram maior volume das dívidas: São Paulo (14,22%) e Rio de Janeiro (11,01%)

- Gênero dos endividados: Masculino (48,8%)/ Feminino (46,9%).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.