Sem consumidores McDonald's tem queda nas receitas nos EUA

Resultado negativo fez as ações da companhia sofrerem queda de mais de 1,3% na Nasdaq

Escrito por Folhapress ,

A rede de lanchonetes McDonald's reduziu as suas receitas nos Estados Unidos e na Europa no segundo trimestre de 2014. Os resultados financeiros, divulgados pela companhia nesta terça-feira (22), revelam quedas no faturamento e um menor fluxo de consumidores nas lojas da marca.

No resultado global, contudo, a companhia fechou o trimestre com um faturamento total de US$ 7,1 bilhões, alta de 1% ante o mesmo período de 2013. O acumulado do ano soma US$ 13,8 bilhões em receitas. O lucro operacional permaneceu estável no trimestre, a US$ 2,1 bilhões.

O resultado negativo fez as ações da companhia, negociadas na Nasdaq, sofrerem queda de mais de 1,3% por volta das 16h, no horário de Brasília.

Menos Consumidores 

Nos Estados Unidos, o impacto nas vendas se deu em virtude do fluxo menor de consumidores nas lojas da rede. O faturamento no país caiu 1,5%, embora o lucro operacional tenha subido 1% no trimestre.

O relatório financeiro indica que, em resposta a esse resultado, a companhia pretende investir em marketing e aumentar a qualidade do serviço, buscando resultados favoráveis no longo prazo. Já no mercado europeu, a queda foi de 1% nas receitas, com aumento nas vendas no Reino Unido e na França.

A Alemanha, por sua vez, apresentou performance que reflete uma "fraqueza contínua" do mercado.

Mercado aquecido na Ásia

Houve alta de 1,1% no faturamento registrado na Ásia, África e Oriente Médio, embora esses mercados tenham sofrido uma queda de 2% do lucro operacional. Desses países, o McDonald's destacou um aumento nas vendas no mercado chinês no período, sem citar dados.

O resultado, contudo, pode ser afetado por polêmicas recentes no país. No último domingo (20), uma rede de televisão chinesa revelou que uma empresa distribuidora de frango e carne bovina para o McDonald's e da Kentucky Fried Chicken (KFC) estava vendendo produtos fora do prazo de validade. Ambas as companhias anunciaram a troca de fornecedores após a denúncia.

O McDonald's não comentou o incidente e seus possíveis reflexos para o resultado do próximo trimestre no relatório aos investidores. Os resultados da companhia para a América Latina também não foram divulgados no comunicado aos acionistas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.