Região metropolitana de Fortaleza perde 17 mil postos de trabalho em 2016

A redução de empregos do setor no ano passado foi maior ainda que a registrada em 2015, quando foram perdidas 4 mil vagas

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O número de pessoas empregadas na Construção Civil na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) caiu pelo segundo ano consecutivo. Apenas em 2016, 17 mil postos de trabalho foram perdidos, redução maior ainda que a registrada em 2015 (-4 mil).

As informações são da Pesquisa de Emprego e Desenvolvimento (PED) divulgada esta segunda-feira (24) e revelam ainda que a participação do setor da contrução no total de ocupados da região metropolitana passou de 8,6% para 8% dos empregados entre 2015 e 2016.

Esta retração fez com que a participação relativa do setor na ocupação geral da região regredisse praticamente para o mesmo valor de 2011 (8,1%).

A tendência de redução do nível ocupacional do setor, especialmente em 2016, foi percebido também em outras regiões metroppolitanas no país, exceto pela de Porto Alegre, que manteve a proporção de ocupados na construção estável.

As metrópoles nordestinas são as que detém maior participação relativa no total de ocupados das regiões pesquisadas, dando a noção do peso do setor para os mercados de trabalho locais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.