Quase metade dos consumidores deve gastar menos no dia das mães

Desemprego (24,8% dos entrevistados) é a principal razão para a diminuição nos gastos com o presente

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Os gastos dos brasileiros no Dia das Mães devem ser mais modestos que no ano passado. Segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase metade dos consumidores (47,5%) deve gastar menos com o presente deste ano na comparação com 2015.

A data, que é a segunda mais importante para o varejo em volume de vendas e faturamento - atrás apenas do Natal -, deve ser afetada principalmente pelo desemprego, sendo essa a principal razão da diminuição nos gastos para 24,8% dos entrevistados. Outros motivos como o endividamento (21%) e a necessidade de economizar (16,6%) também foram citados.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o crédito mais restrito, a inflação elevada e as taxas de juros cada vez mais altas têm reduzido o poder de compra do consumidor e uma das principais medidas para salvar as finanças acaba sendo o corte de gastos.

Preço do presente

A maioria dos consumidores consultados pelo SPC Brasil (54,2%) pretende comprar somente um presente e 30,9% dos entrevistados afirma comprar dois presentes, percentual que cresce entre os homens (35,4%). O valor médio do gasto pretendido entre os consumidores que sabem o quanto irão gastar é de R$ 93,55 com cada presente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.