Proteste aponta que clientes estão descontentes com serviços de bancos

As taxas bancárias, os juros e o tempo de atendimento são as principais causas da baixa satisfação.

Escrito por Redação ,
Pesquisa realizada pela Proteste Associação de Consumidores revela que a satisfação dos clientes com os serviços prestados pelos bancos é baixa. Foram ouvidos 3.493 consumidores, destes 49% tiveram algum problema com o banco durante os últimos 12 meses. A satisfação só atingiu 60 pontos numa escala de 0 a 100.
 
Os maiores alvos das queixas dos consumidores bancários são as taxas, os juros e o tempo de atendimento. Entre os entrevistados, 18% não sabem o quanto pagam de tarifa para manter suas contas. Eles podem estar pagando valores exorbitantes sem saber. Entre aqueles que afirmam pagar por esse serviço, 31% disseram desembolsar mais de R$ 100 por ano. É um valor alto, o que demonstra que o consumidor pode ter escolhido o pacote de conta corrente errado para o seu perfil.
 
Dentre os entrevistados que possuem empréstimo, 31% não fazem ideia de qual seja a taxa de juros que estão pagando pelo crédito, que costuma ser alto. Cerca de 20% desses entrevistados que possuem empréstimos adquiriram entre R$ 2.501 e R$ 5.000. E outros 19% afirmaram ter contratado empréstimos entre R$ 5.001 e R$ 10.000.
 
Um dos principais problemas relatados foi a dificuldade em entrar em contato com alguém no banco para tirar dúvidas - o mesmo inconveniente apontado em pesquisa anterior, uma amostra de que pouco ou quase nada foi feito pelos bancos para melhorar o atendimento ao cliente.
 
A pesquisa avaliou a satisfação dos entrevistados em relação aos seguintes serviços oferecidos pelos bancos: conta corrente, cartão de crédito, crédito imobiliário, crédito pessoal. E também a avaliação geral sobre os bancos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionários enviados por e-mail para os associados e também para não associados, entre os meses de novembro e dezembro de 2014.
 
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