Projeto ALI dobra clientela de metalúrgica em Fortaleza

Para chegar ao resultado, o programa do Sebrae Ceará investiu em ações de Gestão, Marketing e ferramentas para acompanhar as demandas dos clientes.

Escrito por Sebrae ,

Nem os próprios donos acreditaram quando os resultados das ações do Programa ALI-Agente Local de Inovação, do Sebrae Ceará, começaram a aparecer na empresa deles. “Confesso que o Yuri teve que vir aqui algumas vezes até que, graças à insistência, acabei tirando um tempo para conhecer o projeto. Hoje, agradeço o fato dele ter tido tanta perseverança, porque esse programa está fazendo toda a diferença para o nosso negócio.”

O testemunho é de Halison Amaral da Costa, endossado pelo pai, Mauro da Costa, donos da Metalúrgica BoxFerro, instalada há 30 anos no bairro Aerolândia, em Fortaleza. Já o Yuri, a quem eles se referem, é Yuri Ibiapina, Agente Local de Inovação do Sebrae Ceará, justamente o programa que vem fazendo a empresa deles retomar o crescimento, em plena crise.

Basicamente, o ALI é um programa que prevê a melhoria da competitividade, a partir da inovação, com o acompanhamento de técnicos quevisitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. Resultado: as mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos.

E foi o que aconteceu na BoxFerro,em que ações pontuais como a utilização de ferramentas do marketing digital, como a de impulsionamento na Internet a partir da ferramenta Google Adwords e Google Meu Negócio, além da implantação do novo aplicativo WhatsApp Business, voltado para as empresas e a criação de campanhas publicitárias em épocas do ano como a "Black Friday”, impulsionaram as vendas.

Na área de Gestão, a implantação de um software que reduziu a utilização de papéis e organizou melhor a empresa, além da criação de um CRM (CustomerRelationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) a partir da ferramenta digital – Agendor, para uma agenda digital, e a criação de uma pesquisa de satisfação com a ferramenta Google Forms e do próprio CRM, foram vitais para identificar as novas necessidades dos clientes.

Halison explica que nos últimos nove meses, durante a implantação do ALI, os resultados surpreenderam muito. “Nunca pensei que a resposta viesse tão rápida. Nesse período, dobramos o número de clientes e aumentamos o faturamento em 40%, apesar da crise. Mas, o importante mesmo, foi o fato do programa ter aberto a nossa cabeça e mudado a nossa mentalidade e a nossa disposição de investir no novo”.

Tanto que, a empresa está implantando o “Atendimento Expresso”, com a proposta de entregar os produtos num prazo recorde. “Em poucos dias ou em um único dia”. Além disso, com tudo organizando e fluindo com facilidade, sobrou tempo para pensar em novas estratégias. Os resultados são, realmente, animadores”, resume.

Hoje, o Projeto ALI atua diretamente junto a micro e pequenas empresas dos setores de Metal Mecânico, Alimentos e Bebidas, Madeira e Móveis, Têxtil e Vestuário, Químico e Polímetro, Couro e Calçados e Minerais Não Metálicos, localizadas, respectivamente, nas regiões do Jaguaribe, Zona Norte, Cariri, Fortaleza e Região Metropolitana.

SERVIÇO
Mais informações sobre o Projeto ALI: 0800-570-0800

CURTAS

sebrae bolo curtas

- Curso de doces e salgados abre uma nova oportunidade para ex-moradores de rua do Dispensário dos Pobres. A iniciativa faz parte de uma ação social do Sindicato da Indústria de Panificação do Estado, filiado à Fiec, em parceria com o Sebrae Ceará, atendendo a uma solicitação da gestora da instituição, Irmã Inês, responsável pelo Dispensário. O pleito foi feito ao Sebrae Ceará, e atendido pelo vice-presidente do SindPan/CE, Lauro Martins.

- Começa nesta quarta-feira a Autop 2018- Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços. A feira, do setor de peças e autopeças do Ceará, acontece até sábado, no Centro de Eventos e vai reunir mais de 200 fábricas. A perspectiva é atrair 30 mil visitantes e movimentar 80 milhões de reais. Nessa sua 16ª edição, a Autop mantém, como diferencial, o fato de ser a única feira do Brasil realizada por uma entidade de classe que é referência para o setor automotivo do Norte e Nordeste.

- Um espaço de promoção de conexões e de estímulo à criatividade para os pequenos negócios. Este é o objetivo da Feira de Negócios do Vale do Acaraú (FENAIVA), que será realizada de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções de Sobral. A feira, que em 2017 completou 30 anos de existência, chega a mais uma edição com uma programação que prioriza o conhecimento, a inovação e geração de negócios para as micro e pequenas empresas da região.

-- Se você tem uma empresa nos setores de Alimentos e Bebidas (cachaça, doces, chocolates, sucos, água de coco); Orgânicos e Comércio Justo (café e chás, polpa de frutas, frutas, mel, própolis, castanha); Cosméticos (cremes de beleza e cremes nutritivos, perfumes e águas de colônia, loções tônicas cosméticos capilares e sabonetes) e Moda (infantil, praia, fitness e íntima), e quer investir no mercado internacional, uma boa notícia:o Sebrae adiou para o dia 31 de agosto as inscrições para quem quer participar doEncontro Internacional de Negócios do Nordeste 2018. Mais informações no site einne@ce.sebrae.com.br

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo sebrae
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.