Projeção para Selic no fim de 2017 permanece em 8,00% ao ano

No Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o BC deixou as portas abertas para a continuidade do ritmo de corte da Selic

Escrito por Estadão Conteúdo ,

À espera do resultado do encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), na próxima quarta-feira (26) os economistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a Selic (a taxa básica de juros) para o fim de 2017. O Relatório de Mercado Focus trouxe que a mediana das previsões para a Selic este ano seguiu em 8,00% ao ano. Há um mês, estava em 8,50%. 

Divulgado nesta segunda-feira (24), o relatório indicou ainda que a mediana das projeções dos economistas para a Selic no fim de 2018 permaneceu em 8,00%, ante 8,50% de um mês atrás. 

No Relatório Trimestral de Inflação (RTI) publicado em 22 de junho, o BC deixou as portas abertas para a continuidade do ritmo de corte da Selic, de 1 ponto porcentual, na reunião de política monetária de julho. No documento, o BC reiterou que o ritmo de cortes da Selic dependerá da atividade econômica, dos riscos para o cenário de inflação, das reavaliações sobre o ciclo e das expectativas para o IPCA.

Na última quinta-feira (20), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA-15 - considerado uma espécie de prévia para a inflação oficial - teve deflação de 0,18% em julho. No mesmo dia, o governo anunciou aumento da alíquota de PIS/Cofins sobre a gasolina, o diesel e o etanol. Na próxima quarta-feira, o Copom decide o novo patamar da Selic, atualmente em 10,25% ao ano. 

No relatório Focus desta segunda, a Selic média de 2017 passou de 10,16% para 10,06% ao ano. Há um mês, a mediana da taxa média projetada era de 10,28%. No caso de 2018, a Selic média seguiu em 8,00%, ante 8,50% de quatro semanas atrás. 

Para o grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções (Top 5) de médio prazo, a taxa básica terminará 2017 em 7,75% ao ano, porcentual igual ao projetado há uma semana. Há um mês, a mediana projetada era de 8,38%. Para 2018, a expectativa foi de 7,75% para 7,50%, ante 8,25% de um mês antes.

Copom

Em meio à fraqueza da atividade e com a inflação sob controle, os economistas do mercado financeiro projetam corte de 1 ponto porcentual da Selic (a taxa básica de juros) na próxima quarta-feira, após encontro do Comitê de Política Monetária (Copom). 

É isso o que mostra a abertura dos dados do Relatório Focus. Até meados de julho, a projeção era de corte de 0,75 ponto porcentual, no encontro desta semana.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.