Produtores de soja do País terão queda acentuada nas margens em 15/16

As estimativas são de uma queda de 77% na rentabilidade dos produtores brasileiros na temporada 2015/16

Escrito por Reuters ,

Produtores de soja deverão ter margens reduzidas no Brasil na temporada 2015/16, o que poderá impactar o plantio que começa oficialmente em menos de dois meses, em um cenário de dólar valorizado e baixos preços das commodities no mercado internacional, disseram lideranças do setor e consultorias nesta segunda-feira (3). A ADM, uma das maiores tradings de grãos do mundo, projetou uma queda de 77% na rentabilidade dos produtores brasileiros em 2015/16.

A margem da nova temporada deverá ficar em R$ 122,20 por hectare plantado no País, ante R$ 539,03 em 2014/15. Será o menor valor pelo menos desde 2010/11, segundo dados apresentados nesta segunda-feira (3) durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo.

A nova temporada está chegando a uma fase crítica de definições de área plantada e aquisição de fertilizantes, sementes e defensivos, num momento de forte alta do dólar ante o real, que encarece insumos importados.

A moeda norte-americana saltou à máxima de 12 anos nesta segunda-feira (3). Na avaliação dos especialistas, o dólar mais alto não está sendo capaz de compensar as recentes quedas nos preços da soja na bolsa de Chicago, que baliza os negócios no mundo inteiro.

Na avaliação do presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o momento é aversão ao risco e redução dos investimentos em expansão de área plantada em 2015/16. "Não é o momento de abrir área. Para abrir área, só se a pessoa estiver amparada em recursos próprios", afirmou. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.