Procon fiscaliza 50 academias de ginástica de Fortaleza e confirma práticas abusivas

A operação já autuou, na manhã desta segunda-feira (28), a academia Smart Fit, que possui 5 franquias da rede nacional em Fortaleza

Escrito por Redação Web ,

O Procon Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (28), uma operação de fiscalização de 50 academias de ginástica da Capital, após denúncias de clientes por conta de práticas abusivas destes estabelecimentos.

A operação já autuou, na manhã desta segunda-feira (28), a academia Smart Fit, que possui 5 franquias da rede nacional em Fortaleza. Segundo o Procon, o estabelecimento foi notificado, pois dificulta o pagamento das mensalidades em dinheiro, exigindo a utilização de cartão de crédito ou débito.

Os estabelecimentos têm um prazo de até 10 dias para se adequar às normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) sob pena de multa que varia de R$ 640 a R$ 9,6 milhões, até a interdição do local.

De acordo com o Procon, os denunciantes disseram ainda que se optassem pelo pagamento em dinheiro teriam que desembolsar o valor total da anuidade do contrato, de forma antecipada. Além de pagar multa em caso de cancelamento do plano. 

"Dessa forma o cliente está pagando por um serviço do qual ainda não usufruiu", ressaltou a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos.

A coordenadora orienta que o consumidor deve denunciar, mesmo que já tenha assinado contrato com o estabelecimento. "O contrato pode ser anulado por conta da prática abusiva", explicou Cláudia Santos. Para denunciar, o consumidor pode ligar para 151 ou informar sua reclamação através da internet

A Smart Fit disse à Redação Web do Diário do Nordeste que "entende que atua de acordo com lei e adotará as providências legais cabíveis para esclarecer a questão".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.