Primeira parcela do 13º salário deve ser depositada até esta sexta-feira

A segunda parcela terá de ser paga até o dia 19 de dezembro

Escrito por Redação ,

Empregadores do País têm até o final desta sexta-feira (28) para depositar a primeira parcela do 13º salário. A data-limite para o pagamento do benefício é o dia 30, mas como a data final cai no domingo, o depósito deve ser feito até o final desta sexta-feira. Nesta primeira parcela, serão pagos 50% do valor do 13º salário. A segunda parcela terá de ser paga até o dia 19 de dezembro e corresponderá a outra metade do benefício.

O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser pago em uma única vez, o pagamento deve ser feito em sua totalidade até esta sexta. No caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, o 13º deve ser referente à média anual de salários. 

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13° salário deve injetar R$ 158 bilhões na economia, valor 10,3% maior do que o registrado em 2013. O número de pessoas com direito ao benefício soma 84,7 milhões, dos quais 61,4% são empregados formais e 38,6% são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

O empregador que não cumprir o prazo estará sujeito a multa, que varia conforme o número de trabalhadores da empresa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.