Prévia da inflação em Fortaleza acelera 0,81% em fevereiro

No País, o IPCA-15 acumulou alta de 7,36% em 12 meses até fevereiro contra 6,69% em janeiro

Escrito por Agência Reuters/Diário do Nordeste online ,

A inflação registrada em Fortaleza nos primeiros 15 dias do mês de fevereiro voltou a acelerar, saindo do patamar de 0,72% em igual período de janeiro, para 0,81% em fevereiro. Apesar de menor que a média do País para o período, o indicador mostra que a pressão sobre os preços continua resistente.

No País, pressionada por energia elétrica, tarifas de ônibus e combustíveis, a prévia da inflação oficial acelerou a alta a 1,33% em fevereiro, maior nível em 12 anos, deixando o Banco Central ainda mais encurralado entre os elevados níveis de preços e a perspectiva de contração econômica.

O avanço de janeiro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), após alta de 0,89% em janeiro, foi o maior desde fevereiro de 2003, quando o índicador subiu 2,19%.

Com esse resultado, o IPCA-15 acumulou alta de 7,36% em 12 meses até fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (24), contra 6,69% em janeiro.

Em 12 meses, este é o maior nível desde junho de 2005 (7,72%), superando em muito o teto da meta do governo - de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais.

Os resultados ficaram um pouco acima da mediana das expectativas em pesquisa da Reuters, de alta de 1,29% na comparação mensal e de 7,34% em 12 meses.

De acordo com o IBGE, o preço da energia elétrica exerceu o maior impacto individual no mês, de 0,23 ponto percentual, após subir 7,70%. Isso levou o grupo Habitação a acelerar a alta a 2,17% em fevereiro, contra 1,23% no mês anterior.

A energia já havia subido no início do ano após o governo adotar o uso da bandeira tarifária, que repassa ao consumidor os custos mais altos de geração devido à falta de chuvas.

Mas o grupo com maior impacto no IPCA-15 do mês foi Transportes, de 0,37 ponto percentual diante da alta de 1,98%, contra 0,75% em janeiro.

O resultado reflete principalmente, segundo o IBGE, os reajustes nas tarifas de ônibus de urbanos, que subiram 7,34%. E também a alta de 2,96% no litro da gasolina e de 2,54% no litro do diesel após aumento das alíquotas de PIS/COFINS que entrou em vigor em 1º de fevereiro.

Reajustes

Os preços administrados tendem a ser o maior vilão da inflação neste ano, devido sobretudo aos reajustes de transportes, energia elétrica e combustíveis. O grupo que registrou maior alta em fevereiro, entretanto, foi Educação, de 5,98%, em decorrência dos reajustes vistos no início do ano letivo, destacou o IBGE.

O Banco Central, que vem prometendo esforços para levar a inflação de volta à trajetória para o centro da meta em 2016, já elevou sua estimativa de alta dos preços administrados em 2015 a 9,3%, mas economistas consultados na pesquisa Focus do próprio BC já estimam alta de 10,4% desses custos.

Em um processo de aperto monetário iniciado em outubro passado, o BC já elevou a Selic a 12,25% ao ano. Diante do quadro de inflação pressionada e sem sinais de arrefecimento, agentes econômicos veem aumento de 0,5 ponto percentual na Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), no início de março.

Para o IPCA ao final deste ano, os economistas consultados no Focus estimam alta de 7,33%. Já em relação à econonomia a perspectiva é de contração de 0,50%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.