Prévia da inflação de Fortaleza volta a subir e chega a 0,55% em outubro

Dos nove grupos de despesas analisados no levantamento, cinco apresentaram acréscimo em suas taxas

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Após quatro quedas consecutivas, a prévia da inflação de Fortaleza em outubro ficou em 0,55%, uma alta de 0,79 ponto percentual em relação a setembro, quando o índice havia registrado uma queda de 0,24%. O acumulado de janeiro até o décimo mês do ano ficou no patamar de 2,21%, pouco abaixo do acumulado dos últimos 12 meses, que chegou a 2,80%.

As informações são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado esta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos nove grupos de despesas analisados no levantamento, cinco apresentaram acréscimo em suas taxas.

A principal contribuição para a elevação da inflação na capital cearense em outubro veio do grupo Saúde e Cuidados Pessoais, com um avanço de 1,46 ponto percentual, passando de uma deflação de 0,32% mês passado para alta de 1,14% este mês.

Outro grupo de destaque nessa edição do levantamento é Alimentação e Bebidas, com uma alta de 1,36 ponto percentual, chegando a 0,18%. Essa categoria reverteu uma série de cinco quedas consecutivas entre maio e setembro deste ano e chegou ao maior índice desde abril, quando ficou em 0,40%.

No sentido oposto, quatro grupos apresentaram desaceleração da inflação. Despesas Pessoais foi a classe que mais reduziu o ritmo de alta em Fortaleza, saindo de 0,40% em setembro para 0,06% em outubro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.