Prévia da inflação de Fortaleza volta a ficar negativa em novembro

Dos nove grupos de despesas analisados na pesquisa, seis desaceleraram o ritmo de crescimento dos preços

Escrito por Redação Diário do Nordeste/Folhapress ,

A prévia da inflação de Fortaleza em novembro voltou a cair, chegando a registrar deflação, ou seja, queda real, de 0,05%, 0,60 ponto percentual a mais que em outubro. Essa é a quinta variação negativa do índice em seis meses. A prévia é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), monitorado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado esta quinta-feira (23).

Dos nove grupos de despesas analisados na pesquisa, seis desaceleraram o ritmo de crescimento dos preços, alguns chegando a registrar queda real. O grupo que mais contribuiu para o resultado da Capital foi o de Transportes, que retraiu 1,2 ponto percentual, saindo de 1,1% para -0,10%. 

Brasil tem menor valor desde 1998

Nacionalmente, a prévia de novembro da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, desacelerou ligeiramente ao fechar em 0,32%, resultado 0,02 ponto percentual inferior ao de outubro. Em novembro de 2016, o IPCA-15 havia sido de 0,26%. No ano, o índice acumula alta de 2,58%, inferior aos 6,38% do mesmo período de 2016 e o menor acumulado para um mês de novembro desde o índice de 1,52% registrado em 1998.

Apesar da ligeira desaceleração nos preços em novembro, a inflação continua sendo pressionada pela alta da tarifa de energia elétrica, que fez com que o grupo habitação, com alta de 1,33%, fosse o que exerceu o maior impacto individual no índice do mês.

Com variação de 4,42% e 0,16 ponto percentual de impacto na taxa mensal, as contas de luz responderam por metade do IPCA-15 de novembro. "O novo valor do patamar 2 da bandeira vermelha entrou em vigor no dia 1º de novembro e passou a adicionar R$ 5 para cada 100 KWh consumidos. Com isso, o item ficou entre o 1,12% registrado na região metropolitana de Fortaleza e os 21,21% de Goiânia", constatou o IBGE.

Regiões Metropolitanas

Entre as nove regiões metropolitanas e os dois municípios abrangidos no levantamento do IPCA-15, apenas duas fecharam com resultado acima da média nacional de 0,32%: São Paulo, com alta de 0,44%; e o município de Goiânia, que ao registrar taxa de 1,62% ficou com a maior prévia da inflação de novembro.

As outras sete regiões fecharam a prévia com taxas abaixo da média nacional, com destaque para Fortaleza e Salvador, ambas com deflação: -0,05% e -0,03%, respectivamente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.