Pressionado pelo atacado, IGP-M acelera alta a 1,64%

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis

Escrito por Reuters ,

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 1,64% na primeira prévia de outubro, pressionado principalmente pelos preços no atacado, depois de subir 0,56% no mesmo período de apuração do mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (9). Em setembro, o IGP-M encerrou o mês com alta de 0,95%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, subiu 2,36% na primeira prévia de outubro, após avanço de 0,75% em igual período de setembro.

Somente os Produtos Agropecuários no IPA tiveram alta de 3,42% no período, contra 0,89% na primeira prévia de setembro. Já os industriais aceleraram o avanço a 1,95%, contra 0,70%.

Já a alta do Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, acelerou para 0,40%, contra avanço de 0,25% no mês anterior. Aqui a FGV destacou o comportamento do grupo Transportes, cujos preços subiram 0,66% na primeira prévia de outubro contra 0,19% no mesmo período do mês anterior, pressionado pela alta de 2,78% da tarifa de ônibus urbano.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,12% no período, depois de registrar elevação de 0,09% na primeira apuração de setembro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis. A primeira prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 e 30 do mês de setembro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.