Premiê grego está disposto a aceitar oferta de credores com mudanças

Manutenção da isenção fiscal para ilhas e adiamento de algumas reformas do sistema previdenciário por alguns meses são algumas modificações pedidas pela Grécia

Escrito por Reuters ,

A Grécia está disposta a aceitar a oferta de credores mas com várias modificações, incluindo a manutenção da isenção fiscal para ilhas, o adiamento de algumas reformas do sistema previdenciário por alguns meses e cortes de gastos militares, afirmou nesta quarta-feira (1) uma autoridade do governo.

> Crise grega deve levar Brasil a adiar emissão de título

> Mercados acionários da Europa operam em baixa diante da crise grega

Em uma carta enviada a credores na terça-feira (31), o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, disse que a proposta enviada pela Comissão Europeia no domingo pode ser aceita em troca de uma extensão do programa de resgate do país e novos empréstimos de resgate.

Mas pede aos credores mudanças graduais em reformas de previdência e do mercado de trabalho, bem como a adoção de corte menor aos gastos militares neste ano, entre outras mudanças.

Grécia foi a primeira economia avançada a não pagar o FMI

A Grécia não realizou o reembolso do empréstimo de 1,5 bilhão de euros ao FMI (Fundo Monetário Internacional), nesta terça-feira (30), quando expirou o prazo para o pagamento, representando o maior calote da história da entidade credora internacional. O porta-voz do FMI, Gerry Rice, afirmou que a Grécia só poderá receber mais financiamento do fundo quando quitar suas dívidas em atraso.

As últimas propostas gregas foram feitas tarde demais para evitar o vencimento do atual pacote de ajuda da Grécia, com fundos congelados que o país tanto precisa para pagar salários, pensões e dívida. Ainda assim, num sinal de que as autoridades europeias não desistiram de encontrar uma solução, os ministros das Finanças afirmaram que irão discutir nesta quarta-feira (1) o pedido feito pelo primeiro-ministro grego de um novo empréstimo de dois anos para pagar as dívidas que somam quase 30 bilhões de euros. 

Bancos gregos continuam fechados

Desde a última segunda-feira (29) que os bancos gregos estão fechados, após anúncio feito no domingo (28) pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, de que novas medidas seriam adotadas para proteger o sistema financeiro grego. Os saques diários também foram limitados a 60 euros por pessoa. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.