Preços de alimentos da Páscoa podem variar até 439% em supermercados, diz Decon

Foram analisados ovos de chocolate, vinhos e pescados em 15 estabelecimentos localizados em 11 bairros da Capital

Escrito por Redação ,

O consumidor que estiver pensando em se preparar para comprar os alimentos da Páscoa pode se assustar, pois a varição dos preços dos ovos de chocolate, pescados e vinhos nos supermercados na Capital pode chegar a até 439,38%. A informação foi levantada por uma pesquisa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon).

Ao todo, foram analisados preços em 15 estabelecimentos localizados em 11 bairros de Fortaleza que comercializam produtos que são tipicamente mais consumidos durante a Semana Santa. Foram pesquisados 48 ovos de Páscoa, das principais marcas nacionais; 71 tipos diferentes de vinhos, entre produtos nacionais e importados; e 49 espécies distintas de pescado.

Entre os ovos de Páscoa pesquisados, o produto com maior variação foi o “Ao Leite”, da marca Garoto, com 45 gramas, que foi encontrado com diferença de 374,08% no valor. A menor oscilação de preços foi registrada para o “Talento de Colher”, também da Garoto, com 360 gramas, cujo preço variava 4,75%.

Já entre os vinhos, o com maior diferença de preços foi o “Santa Carolina Reserva 2014” (Cabernet/ Merlot/Carmenére), com variação de 439,38%. Os valores que menos oscilavam ficaram para o “Frontera” (Cabernet/Carmenére), com 0,02%.

Com relação aos pescados, o salmão foi o que apresentou maior diferença de valores nos estabelecimentos visitados: 321,69%. O abadejo, com variação de 5,35%, foi o que apresentou menor disparidade.

Você pode conferir aqui a tabela de produtos pesquisados pelo Decon, no site oficial do MPCE.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.