Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel

O preço cobrado pela estatal pelo litro de gasolina será reduzido em 5,4%

Escrito por Folhapress ,
Apesar da desvalorização do real e de acordo da Opep para segurar os preços do petróleo, a Petrobras anunciou nesta quinta-feira (25) a redução nos preços da gasolina e do diesel. A empresa alega que a decisão foi motivada por aumento nas importações dos produtos.

O preço cobrado pela estatal pelo litro de gasolina será reduzido em 5,4%. Já o diesel terá redução de 3,5%. A empresa calcula que, se o repasse às bombas for integral, a gasolina cairá 2,4% (ou R$ 0,09 por litro) e o diesel, 2,2% (ou R$ 0,07 por litro).

É a terceira vez, no ano, que os dois produtos têm o preço reduzido -as anteriores foram em janeiro e fevereiro. Em abril, porém, a empresa aumentou os dois produtos em 2,2% e 4,3%, respectivamente.

No mercado, esperava-se que a disparada do câmbio, após as delações da JBS, fizessem pressão para a alta nos preços dos combustíveis -que tiveram papel importante para segurar a inflação no início do ano.

A Petrobras, porém, alega que vem sofrendo maior competição com produtos importados por concorrentes e, por isso, decidiu pela redução.

Segundo a estatal, a importação de gasolina por terceiros subiu para 419 milhões de litros em abril, ante 240 milhões em março. Já a importação de diesel cresceu de 564 milhões de litros para 811 milhões de litros no mesmo período.

A empresa justifica que o aumento da competição pode reduzir ainda mais o fator de utilização de suas refinarias, que foi de 77% da capacidade no primeiro trimestre.

Em nota, disse ainda que, mesmo após a redução, os produtos continuam com margem positiva, na comparação com as cotações internacionais.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.