Petrobras descarta recorrer ao Tesouro para reduzir endividamento

De acordo com Bendine, a estratégia não foi avaliada como a mais correta para o momento da estatal

Escrito por Folhapress ,

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou nesta terça-feira (28) que a estatal não tem interesse em recorrer ao Tesouro Nacional para pedir recursos que ajudem a reduzir seu nível de endividamento.

"Nem pretendemos fazer gestão junto ao controlador quanto a isso. Não é a alternativa que a gente acha mais correta. Não temos o mínimo interesse em fazer um processo de capitalização na empresa", afirmou Bendine durante audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado).

Bendine afirmou que, desde a publicação do balanço de 2014, na semana passada, a estatal tem recebido ofertas de linhas de crédito do setor bancário que ele avalia serem superiores àquilo que a empresa vai necessitar neste ano.

A empresa tem hoje um endividamento que corresponde a cinco vezes a geração de caixa medida pelo Ebitda (principal indicador utilizado pelo mercado), o dobro daquilo que será considerado saudável para uma companhia desse porte.

"A empresa vai convier sim, por algum tempo, com endividamento que não é o salutar para ela", afirmou.

Segundo Bendine, a empresa terá de gerar caixa, melhorar a composição de sua dívida e fazer desinvestimentos para reduzir o endividamento.

Bendine reafirmou que a empresa vai cortar investimentos previstos em 2015 e 2016 de US$ 13,7 bilhões, mas disse que não iria discriminar quais ativos serão vendidos para não desvalorizá-los.

Neste momento, segundo ele, a empresa tem encerrado a produção em poços não tiveram o desempenho que se imaginava ou que estão próximos ao abandono. "São ações mais relacionados ao dia a adia do que a um programa para ajustar nossa situação de endividamento." 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.